Curso para pais: Aprender a Educar

A Universidade Católica (Porto) promove, a partir de 6 de Março, a 5.ª edição do seu projecto «Aprender a educar», dirigido a pais, em ordem à descoberta de formas de acções e atitudes educativas para os filhos. Os temas são os seguintes: 6 de Março, «Não há saúde sem saúde mental», por Pedro Dias; 13 de Março, «Regras, limites castigos e recompensas: quando e como?», por Lurdes Veríssimo; 27 de Março: «Socorro! Tenho um filho adolescente», por Maria Raul Lobo Xavier; 17 de Abril: «Educar na era das novas tecnologias», por José Lagarto; 8 de Maio: «Irmãos (in)separáveis», por Luísa Ribeiro Trigo; 22 de Maio: «Auto-estima e auto-confiança: bens preciosos», por Lurdes Veríssimo; 5 de Junho: «Educar para o optimismo», por Fátima Perloiro; 19 de Junho: «Avós precisam-se (módulo dirigido a avós)», por António Fonseca. Entrevista com uma das coordenadoras do Curso, Lurdes Veríssimo VP – Quais as razões de uma proposta de formação para pais? L. V. – Educar é um desafio. Implica parar, reconhecer a necessidade de aprender, de reflectir mais sobre a vida dos filhos e sobre a educação que se pretende transmitir… Assim, o Aprender a Educar procura ser um espaço de reflexão, de partilha, de leitura compreensiva dos momentos educativos, de fornecimento de pistas de acção para dar resposta a algumas situações que constituem o tal desafio à capacidade de ser pai e mãe. VP – Qual o sentido e a motivação da realização deste conjunto de temas? LV – Os temas são escolhidos em função das necessidades e dos interesses dos Pais, que são apresentadas informal ou formalmente (no final de cada ano). VP – Como se desenvolve o curso? LV – O curso é estruturado em 8 sessões. Cada sessão tem um tema diferente: 1. Não há saúde sem saúde mental!; 2. Regras, limites, castigos e recompensas: Quando e Como?; 3. Socorro! Tenho um filho adolescente!; 4. Educar na Era das Novas Tecnologias; 5. Irmãos: (In)separáveis; 6. Auto-estima e Auto-confianças: Bens Preciosos; 7. Educar pelo Optimismo; 8. Avós precisam-se!, módulo destinado a avós. As sessões são independentes entre si, ou seja, os pais podem escolher as sessões que mais lhes interessam. As sessões decorrem sempre às sextas-feiras à noite (de Março a Junho – ver datas específicas), têm a duração de 2 horas, e são dinamizadas por um psicólogo. VP – Esta é a 5.ª edição do projecto. Em edições anteriores, qual foi a receptividade e a eficácia que detectaram? LV – Em termos de receptividade, é muito elevada. No ano passado tivemos cerca de 100 Pais. A avaliação que os Pais fazem do programa é também muito positiva. No entanto, em termos de eficácia, não podemos tecer considerações, uma vez que não é avaliado o impacto do programa nas estratégias parentais.

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