Cultura: Personalidades públicas comentam obras de temática cristã do Museu Nacional de Arte Antiga

Lisboa, 19 set 2012 (Ecclesia) – Marcelo Rebelo de Sousa é o primeiro convidado do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Antiga, em Lisboa, para um conjunto de quatro encontros maioritariamente centrados em pinturas relacionadas com o cristianismo.

O comentador, que integra um conjunto de personalidades desligadas da crítica ou história de arte, conversa hoje às 18h30 sobre a obra “Tentações de Santo Antão”, do holandês Hieronymus Bosch (c. 1450-1516).

Três dos quatro quadros convocados para a iniciativa que comemora o centenário do Grupo de Amigos abordam temáticas cristãs, como vai acontecer a 17 de outubro, quando João Lobo Antunes falar de “São Jerónimo”, do alemão Albrecht Dürer (1471-1528), adianta a página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O programa, que decorre sempre à mesma hora e com entrada livre, prossegue a 21 de novembro com Eduardo Lourenço e o “Retrato de S. Sebastião”, de Cristóvão de Morais (séc. XVI).

A iniciativa termina com o bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, que no dia 19 de dezembro reflete sobre “O casamento místico de Santa Catarina”, do espanhol Esteban Murillo (1617-1682).

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top