Cultura: Papa assinala 750.º aniversário do nascimento do poeta Dante Alighieri

«Um artista do mais elevado valor universal», realça Francisco

Cidade do Vaticano, 04 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano o 750.º aniversário do nascimento do poeta italiano Dante Alighieri, realçando a sua obra como “um convite a retomar o caminho da humanidade e da dignidade humana”.

Numa mensagem endereçada ao presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, refere a sala de imprensa da Santa Sé, Francisco destaca o autor de “A Divina Comédia” como “um artista do mais elevado valor universal, que ainda tem muito para dizer e para dar, através do seu legado imortal, a todos quantos perseguem o verdadeiro conhecimento”.

Recorda ainda que Dante foi citado por vários Papas, como Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e também por ele próprio, na sua primeira encíclica “A Luz da Fé”, inspirada “na riquíssima panóplia de imagens, símbolos e valores” que emanaram da obra do poeta.

O Papa argentino espera que, no contexto do próximo Jubileu da Misericórdia, os trabalhos do artista e político nascido em Florença “sejam novamente revisitados e valorizados”.

Em 2021 vai ser também assinalado o sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, cujo legado foi hoje celebrado pelos membros do Senado italiano.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top