Cultura: Bibliotecas da Igreja Católica têm mais de 300 mil livros catalogados na internet

Projeto «Cesareia» quer tornar acessível acervos desconhecido dos portugueses

Lisboa, 19 abr 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal está a disponibilizar na internet o catálogo das obras guardadas nas suas bibliotecas, tendo reunido até ao momento mais de 300 mil volumes de oito instituições, números que vão continuar a aumentar.

O projeto ‘Cesareia’ “pretende agregar o máximo de bibliotecas associadas a instituições eclesiais, nomeadamente em dioceses, seminários e universidades”, explicou à Agência ECCLESIA a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI).

Sandra Costa Saldanha sublinhou que a prioridade da iniciativa iniciada em 2007 é a “partilha ao público em geral de um património bibliográfico que na esmagadora maioria dos casos é desconhecido”.

“Mais de 20” instituições forneceram dados para serem inseridos no catálogo na internet, onde se destaca a contribuição da Biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, com mais de 280 mil volumes.

O Secretariado contactou cerca de 45 bibliotecas que “pretendem representar todas as dioceses”, e “as muitas que ficaram de fora começarão a ser trabalhadas numa próxima fase”, referiu.

Ao mesmo tempo que são introduzidos os dados na internet, decorre a formação e o apoio técnico às instituições que “carecem de um trabalho prévio de organização antes de estarem preparadas para a catalogação”.

Entre as “bibliotecas prioritárias”, por necessitarem de “um desenvolvimento de raiz ao nível dos espaços, logística e informatização”, estão as dos seminários de Aveiro e Santarém, a que o SNBCI vai agora dar atenção, adiantou a responsável.

“Outra ambição é unir esforços entre as bibliotecas para nos ajudarmos uns aos outros e o trabalho ser potenciado em rede, já que todas fazem a mesma coisa, confrontam-se com o mesmo tipo de problemas e têm as mesmas necessidades”, acrescentou.

A responsável considera que há “falta de comunicação entre as instituições” eclesiais e que as que as sinergias “não são um hábito na Igreja” ao nível das bibliotecas e entre as dioceses.

Além de disponibilizar um técnico e meios informáticos, financiados com o apoio da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã, o projeto ‘Cesareia’ visa também criar condições para que as bibliotecas estejam abertas ao público.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top