Croácia: Papa diz ao jovens para negarem vidas de fachada

«Juventude é tempo de descobrir o significado da vida», disse Bento XVI aos jovens croatas

Zagreb, 04 jun 2011 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje aos jovens para não se deixarem “desorientar” por “sedutora promessas de sucesso fácil, de estilos de vida que privilegiam a fachada em detrimento da interioridade”.

“Não cedais à tentação de depositar absoluta confiança no ter, nas coisas materiais, renunciando a enxergar a verdade que está mais além, como uma estrela alta no céu, para onde Cristo vos quer conduzir”, disse Bento XVI aos jovens reunidos na Praça Josip Jelačić, em Zagreb, para uma vigília de oração.

A juventude é um tempo dado para “descobrir o significado da vida”, um tempo de “grandes horizontes, dos sentimentos vividos com intensidade”, mas também pautado por “medos de decisões que comprometem para sempre”, pelas dificuldades “no estudo e no trabalho, das questões levantadas pelo mistério da dor e do sofrimento”.

O ser humano carrega o “desejo intenso de felicidade”, mas “muitas vezes”, referiu, “colocamos a nossa confiança em realidades que não satisfazem tal desejo”.

A pergunta «que procurais?», que os jovens escutaram na vigília, “atravessa o tempo e o espaço, interpelando cada homem e cada mulher” que procura “algo que chegue «mais além», que dê um sentido ao viver quotidiano”.

Recordando aos presentes a Jornada Mundial da Juventude, marcada para agosto, em Madrid, Bento XVI lembrou aos jovens que “enraizados em Cristo, podereis viver em plenitude aquilo que sois”.

A exemplo do beato Ivan Merz, primeiro leigo da Croácia elevado aos altares a 23 de junho de 2003, por João Paulo II, Bento XVI pediu aos jovens para não terem medo “de se entregar ao Senhor”.

Bento XVI terminou dizendo aos jovens que os leva no coração, deixando encontro marcado para as Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid.

No final da vigília, o Papa entregou um rosário de ouro a Nossa Senhora da Porta de Pedra.

No domingo, segundo dia de visita à Croácia, Bento XVI celebra, de manhã, a eucaristia por ocasião da I Jornada Nacional das Famílias católicas croatas.

De tarde, o Papa preside à celebração das vésperas com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, tendo ainda ocasião de rezar junto do túmulo do beato Alojzije Viktor Stepinac, na Catedral de Zagreb.

Esta é a 19ª viagem de Bento XVI ao estrangeiro, desde o início do seu pontificado, em abril de 2005, e a 13ª em solo europeu.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top