«Cristo dos Gascões» na matriz de Grândola

Dramatização inserida no festival «Terras Sem Sombra» encheu igreja matriz de Grândola

Beja, 15 abr 2014 (Ecclesia) – O Festival “Terras Sem Sombra”, certame de música clássica organizado pela Diocese de Beja, marcou este domingo o início da Semana Santa na região com um espetáculo dramático dedicado ao “Cristo dos Gascões”.

De acordo com um comunicado da organização, enviado hoje à Agência ECCLESIA, a peça de teatro levou à igreja matriz de Grândola “mais de 500 pessoas” para assistirem a “um momento único e intimista”, protagonizado pela companhia de teatro espanhola “Nao d’Amores”.

Venerada na região de Segóvia, cidade medieval localizada 95 km a noroeste de Madrid, e também com raízes na região do Alentejo, a imagem do “Cristo dos Gascões” permanece envolta em mistério.

A tradição religiosa em Segóvia conta que a representação de Cristo, “em madeira policromada, com os braços articulados”, chegou àquela região “trazida por viajantes gascões, ao dorso de uma égua cega” que caiu morta junto aos portões “da igreja de São Justo”.   

O espetáculo coordenado pela encenadora Ana Zamora, primeira iniciativa dramática da 10.ª edição do Festival, começou com “a entrada do Cristo de los Gascones em braços, coberto por vestes brancas”.

Ao longo do serão, “quatro atores-manipuladores e quatro músicos” foram dando vida a um “repertório medieval e renascentista” centrado em “textos que lembraram os diferentes momentos da Vida e Paixão de Jesus, desde o Nascimento à Morte e à Ressurreição”.

Para dia 26 de abril, na igreja matriz de Santiago do Cacém, está marcado um concerto do grupo inglês The Hilliard Ensemble, que escolheu o Alentejo para concluir 40 anos de carreira. 

O espetáculo, intitulado “Vozes que brotam do céu”, está previsto para as 21h30.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top