Crise/Solidariedade: Trabalhadores cristãos defendem maior aposta na «economia social»

LOC/MTC sugere modelo de desenvolvimento assente no associativismo e «numa atitude mais proativa dos cidadãos»

Lisboa, 11 abr 2011 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica (LOC/MTC) assinalou hoje que Portugal precisa de “apostar mais na economia social e solidária”, se quiser escapar à situação difícil que está a atravessar.

“Esta economia tem sido capaz de gerar emprego e desenvolvimento local, criado e mantido o tecido económico em muitas comunidades, antecipando a solução de futuros problemas sociais” realça o movimento de trabalhadores cristãos, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No seguimento de uma série de quatro ações de formação, em que abordou as principais dificuldades que afetam o mundo laboral – desemprego e precariedade – a LOC/MTC tece várias criticas a uma sociedade fragmentada, a nível social, político, geográfico e ambiental, que desvaloriza o “ser” e o “estar” em função do “ter” e do “haver”.

“O desemprego, a precariedade laboral, as desigualdades salariais e sociais, a competitividade, os horários de trabalho desadequados às necessidades das famílias são hoje as causas para muitas doenças psíquicas e para o aumento da pobreza e da exclusão”, alerta o movimento católico.

Na “radiografia” traçada pela organização, o endividamento, o consumo de bens sem necessidade, o individualismo, a falta de esperança e a desconfiança face ao modelo político, são algumas das principais “fraturas” encontradas.

“Há alternativa a este modelo de desenvolvimento” sublinha a LOC, para quem a chave do sucesso poderá estar numa “atitude mais proativa dos cidadãos” e nas mais-valias decorrentes do associativismo.

Os trabalhadores cristãos acreditam que “o século XXI pode vir a ser o século das organizações sociais”, especialmente aquelas “sem fins lucrativos”, que com “liderança, competência e capacidade de gestão determinarão fortemente os valores, a visão, a coesão e a atuação da sociedade”.

Convicta de que “a crise atual é a grande oportunidade para uma mudança de paradigma”, a LOC convoca os católicos à “atitude profética de continuar a avançar no sentido da justiça social”.

A LOC/MTC é um movimento de leigos, homens e mulheres cristãos, pertencentes ao mundo operário e popular, e que este ano assinala 75 anos de existência.

Tem por missão desenvolver e fomentar os valores do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja no meio laboral, tanto a nível local e diocesano como no plano nacional e internacional.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top