Crise: Bispos convidam portugueses a serem solidários e voluntários

Notas Pastorais sobre o Ano Europeu do Voluntariado e futura beata lisboeta vão ser publicadas em breve

Fátima, Santarém, 11 Jan (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai publicar uma “nota pastoral” sobre o Ano Europeu do Voluntariado, que decorre em 2011, afirmando que esta é uma realidade com uma “importância social muito grande”.

A revelação foi feita hoje, em Fátima, pelo secretário da CEP, padre Manuel Morujão, após uma reunião do Conselho Permanente deste organismo episcopal.

Em conferência de imprensa, este responsável afirmou que “sem a ajuda dos voluntários, é difícil solucionar” a crise “económica e também social” por que Portugal está a passar.

O documento da CEP deve ser aprovado na próxima reunião do Conselho Permanente, marcada para 15 de Fevereiro.

O padre Manuel Morujão considera ser um “estímulo social para todos” ver que há pessoas que investem “num serviço ao próximo necessitado”.

A CEP convida desempregados, reformados e todos os que queiram, nas “horas extra”, a dar uma “ajuda no campo social”.

“É possível criar iniciativas que abram caminhos de esperança”, disse o secretário do episcopado português.

Neste sentido, foi ainda referida a próxima beatificação da portuguesa Madre Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899), fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), que vai decorrer em Lisboa, “em data a fixar”.

Também esta celebração será motivo para uma nota pastoral da CEP, adiantou o padre Manuel Morujão, que destacou a religiosa do século XIX como uma “grande mulher, grande figura também no campo social”.

A beatificação, acrescentou, será uma festa para a “Igreja de Portugal” e um “estímulo para que outros sigam o mesmo caminho”.

A respeito do Fundo Social Solidário, da CEP, o padre Manuel Morujão adiantou que a campanha de Natal da RR, este ano destinada a esse fim, “ultrapassou o dobro” dos donativos recolhidos, em relação a iniciativas anteriores.

“Não há crise de solidariedade”, disse o secretário da CEP, precisando que o montante tem sido utilizado para ajudar a pagar “alimentação, vestuário, rendas de casa, propinas, infantários”.

O Fundo Social Solidário, criado pela Igreja Católica em 2010, para acorrer aos mais necessitados, distribuiu quase 74 mil euros a 323 pessoas em Dezembro de 2010.

O saldo actual do Fundo é, segundo o site oficial da Cáritas Portuguesa, de 165 mil euros (dados actualizados a 11 de Janeiro).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top