Crianças participaram em «Terço humano»

Iniciativa pretendeu ajudar os mais novos a entender esta oração e a rezar uns com os outros, à semelhança dos videntes de Fátima

Cerca de 70 crianças desenharam este Sábado as contas e a cruz de um Terço, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo, diocese de Coimbra.

A iniciativa, enquadrada pela visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, procurou ajudar as crianças a entender essa oração e a rezar uns com os outros, “à imagem dos pastorinhos de Fátima”, explicou o Pe. João Paulo Fernandes, de 27 anos, à Agência ECCLESIA.

Cada ano da catequese rezou dez Ave-marias, num total de cinco “dezenas”, correspondentes a cinco aspectos – “mistérios” – da vida de Cristo, assinalados com cores diferentes e intervalados por cânticos executados por um coro juvenil.

No entender do sacerdote co-responsável pela paróquia de Semide, é importante “incutir nas crianças o hábito de rezar o Terço todos os dias, respondendo ao apelo deixado pela Mãe de Cristo nas aparições na Cova de Iria, em 1917.

Ordenado padre há menos de um ano, o Pe. João Paulo acredita que é preciso “criar o desejo interior” por esta oração “desde os primeiros anos da catequese”, até porque, lamenta, esse hábito foi perdendo-se nas famílias.

“O que não se faz em casa, tem de ser a catequese a fazer”, frisa o sacerdote, que acrescenta: “Se não rezamos com as crianças, elas também não o fazem sozinhas”.

Ao incluir cores, movimentos e cenografia, a iniciativa pretendeu “criar uma envolvência” e “cativar as crianças para as ajudar a perceber que o Terço pode ser uma oração bela de rezar e não, como eles dizem muitas vezes, ‘uma seca’”, salientou o Pe. João Paulo Fernandes.

O Terço, que consiste na recitação de cinquenta Ave-marias separadas por cinco conjuntos de 10, é introduzido pelo Pai-nosso e por um convite à meditação numa dimensão da vida de Cristo à qual se associou a sua Mãe, concluindo-se com o “Glória”, um louvor às três pessoas da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

A oração, cujo nome deriva de ser uma terça parte do Rosário, inclui ainda três Ave-marias pelas intenções do Papa e a antífona Salve-Rainha.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top