Bento XVI pede a paz para Gaza

«Violência não resolve as controvérsias» e «gera mais violência», frisou o Papa, que exprimiu «sentido pesar pelas vítimas»

Bento XVI diz seguir com profunda inquietação os “trágicos acontecimentos” que ocorreram no Mar Mediterrâneo, junto à Faixa de Gaza.

Na Segunda-feira, a Marinha de Israel disparou sobre uma frota de barcos gregos e turcos com ajuda humanitária para a Palestina, tendo causado nove mortos e dezenas de feridos, em resposta a alegados ataques provenientes daqueles navios.

“Sinto a necessidade de exprimir o meu sentido pesar pelas vítimas”, disse o Papa durante a audiência geral desta Quarta-feira, que decorreu na Praça de São Pedro, em Roma, Itália.

“Mais uma vez repito” que a “violência não resolve as controvérsias” e “gera mais violência”, sublinhou Bento XVI.

O Papa apelou “a todos quantos têm responsabilidades políticas a nível local e internacional para procurar incessantemente soluções justas através do diálogo, de modo a garantir à população da região melhores condições de vida, em concórdia e serenidade”.

“Convido-vos a unirem-se a mim na oração pelas vítimas, pelos seus familiares e pelos que sofrem”, disse Bento XVI ao dirigir-se aos milhares de pessoas presentes no encontro e à audiência que o seguiu em directo pela rádio e televisão.

“O Senhor – concluiu – sustenta os esforços daqueles que não se cansam de trabalhar pela reconciliação e pela paz.”

Os líderes de Israel afirmaram que estão a deportar as cerca de seis centenas de activistas de pelo menos 20 nacionalidades que estavam a bordo das seis embarcações capturadas e frisaram que vão continuar a manter o bloqueio imposto sobre Gaza desde 2007.

Foto: Navio de guerra de Israel acompanha um dos barcos da frota com ajuda humanitária (1.6.2010)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top