Mensagem destaca necessidade de implementar modelos sustentáveis e respeitadores das áreas rurais

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 07 ago 2020 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje a sua mensagem para o próximo Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), alertando para o impacto da pandemia no setor e para a necessidade de implementar modelos mais sustentáveis.

“Num período de incerteza nos movimentos de pessoas, nas quais o turismo sofre as maiores consequências de maneira imediata e direta, acreditamos que devemos agir para apoiar o rendimento dos trabalhadores deste setor, bem como para o cuidado e a defesa das comunidades das áreas rurais mais frágeis, em cada território”, refere o texto, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

A mensagem é assinada pelo presidente do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson.

“O turismo responsável e sustentável, aproveitando os recursos e atividades locais, é desejável como um dos pontos de inflexão na luta contra a pobreza, que a pandemia Covid-19 tem aumentado exponencialmente”, adverte o colaborador do Papa.

O Vaticano pede aos governos que promovam o “turismo responsável”, com “respeito pelo meio ambiente e pelas culturas”.

A mensagem para o 41.º Dia Mundial do Turismo fala num cenário “inquietante” de crise, sublinhando o “amplo horizonte da fraternidade e da solidariedade”.

OC

Partilhar:
Share