O recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais” é apresentado no programa de rádio ECCLESIA na Antena 1

Lisboa, 24 abr 2020 (Ecclesia) – O flautista Rão Kyao promoveu um recital, em domingo de Páscoa, “porque se não tocasse o Aleluia” naquele dia não sentiria a Páscoa da mesma forma e tentou passar “essa mensagem”.

“Respira-se um ambiente de incerteza. Eu costumo ligar para muita gente e digo ‘afinal ressuscitou’, manifestamos aquela alegria. E, com estas coisas, não consegui dizer tanto este ano, pelas circunstâncias, e tenho pena! Este momento musical foi muito marcante para mim porque o disse nesse momento e espero ter passado essa mensagem”, afirmou o músico à Agência ECCLESIA.

Temas como “Aleluia, sou a vida e a verdade”, o “Bom Pastor” ou “Senhor ressuscitou” foram tocados por Rão Kyao, que acompanha o coral da paróquia da Parede, no patriarcado de Lisboa, nas Missas dominicais e, este ano devido à suspensão das celebrações comunitárias, percebeu que “não iria tocar o Aleluia na Páscoa”.

Por sua iniciativa falou com o amigo padre Rodrigo Mendes, pároco de Santa Maria, no Barreiro, e alinhou  o recital “Sopro de Vida – Cânticos Pascais”, em domingo de Páscoa. 

“Eu não senti a igreja vazia. Estava lá o meu amigo padre Rodrigo Mendes e ele exemplificou o que seria a assembleia. Estava a ser acompanhado pelo organista Renato Silva Júnior e o Espírito de Deus transcende a nossa situação de estar só ou estar acompanhado. Eu senti que estava a passar uma mensagem para uma igreja cheia”, afirma.

O artista adianta ainda que a “música tocada na flauta, um instrumento tão ligado à voz humana, dá para transmitir a emoção que a escritura diz e que as notas transmitam a emoção e façam as pessoas sentirem a letra”.

Os cânticos pascais tocados no recital estavam alinhados por Rão Kyao para que fosse uma verdadeira celebração, naquele dia “em que o Senhor Ressuscitou, aquilo que define o que é ser cristão”.

A entrevista na íntegra a Rão Kyao e os temas do recital poderão ser escutados no programa Ecclesia este domingo, pelas 06h00, na Antena 1 da rádio pública; na RTP 2, pelas 17h55, acompanhe o programa 70×7 com este e outros apontamentos de música em tempo de Páscoa. 

SN

Partilhar:
Share