Covid-19: Papa reza pelas vítimas da pandemia e pede que se respeitem decisões das autoridades

Missa na Casa de Santa Marta, com transmissão online, denunciou «abismo da indiferença» perante situação dos refugiados

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 12 mar 2020 (Ecclesia) – O Papa rezou hoje pelas vítimas da pandemia do Covid-19, pedindo que os católicos rezem pelas autoridades e respeitem as suas decisões.

“Gostaria de pedir-vos que rezeis pelas autoridades, que têm de decidir e muitas vezes decidir sobre medidas que não agradam à população, mas é pelo nosso bem”, referiu Francisco, antes da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.

Antes da celebração, o Papa recordou que, muitas vezes, as autoridades se sentem “sozinhas, não compreendidas”.

“Rezemos pelos nossos governantes, que têm de tomar decisões sobre estas medidas: que se sintam acompanhadas pela oração do povo”, acrescentou.

Continuemos a rezar juntos, neste momento de pandemia, pelos doentes, pelos familiares, pelos pais com as crianças em casa”.

Na sua homilia, o Papa lamentou a indiferença de muitos perante o drama dos que fogem da fome e da guerra, em particular as crianças, repetindo o seu alerta contra a “globalização da indiferença” que lançou na visita a Lampedusa, em 2013.

“Esquecemo-nos das crianças com fome, esquecemo-nos das pobres pessoas que nas fronteiras dos países, procurando a liberdade – esses migrantes forçados que fogem da fome e da guerra -, só encontram um muro, um muro de ferro, um muro de arame farpado, mas um muro que não os deixa passar”, advertiu.

“Sabemos que isso existe, mas não chega ao coração … Vivemos na indiferença: a indiferença é este drama de estar bem informado, mas sem sentir a realidade dos outros. Este é o abismo: o abismo da indiferença”, declarou Francisco.

OC

Partilhar:
Scroll to Top