Covid-19: «Humanity for Hope», projeto solidário que abre «os corações à compaixão, à paz positiva e ao bem-estar nesta era de pandemia»

«Se servirmos nem que seja uma pessoa acredito que nela amamos e servimos toda a humanidade» – Helena Marujo

Foto Agência ECCLESIA/MC

Lisboa, 23 abr 2020 (Ecclesia) – A professora Helena Marujo apresenta o projeto ‘Humanity for Hope – Abrindo os corações à compaixão, à paz positiva e ao bem-estar nesta era de pandemia’, que visa “ajudar famílias e comunidades” em dificuldades, através de contributos solidários.

“Temos um conjunto de organizações no terreno a ajudar famílias e comunidades com material na área da proteção da saúde em relação ao coronavírus, ou instituições que estão a apoiar famílias com problemas ter recursos para necessidades básicas”, disse a docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa.

Em entrevista ao programa ECCLESIA desta noite, na rádio Antena 1 (22h45), Helena Marujo contextualiza que estão a ampliar um projeto que nasceu no Brasil onde quem desejar colaborar inscreve-se para ter acesso a “uma conferência original” de “alguns dos especialistas mundiais” de múltiplas áreas – do bem-estar psicológico, da felicidade, do bem-estar físico, da sustentabilidade, da parentalidade positiva, da biologia e da ligação com as questões da saúde – através de um donativo.

“Estamos com 25 voluntários do Brasil e Portugal que vão fazer as traduções e legendagens – vamos ter conferência em inglês, espanhol, português, francês e árabe – e estamos a construir uma plataforma onde todas estas conferências, pelo menos 50, estarão disponíveis a quem se inscrever para participar, pedindo que deem o que puderem a partir do tal donativo mínimo”, explicou.

A professora Helena Marujo assegura que quem se inscrever na plataforma “sabe que está a contribuir e escolhe a organização para a qual está a contribuir”, adiantando que vão partilhar informações online sobre o desenvolvimento do projeto solidário.

‘Humanity for Hope – Abrindo os corações à compaixão, à paz positiva e ao bem-estar nesta era de pandemia’ é iniciativa solidária promovida pela Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, desenvolvida pela Universidade de Lisboa.

“Por muito infelizes que estejamos, umas das coisas que começamos a ver foi a sentir um certo conforto na capacidade da comunidade mundial estar a pôr em prática a sua compaixão. Nesta base de sermos todos seres relacionais, mais do que seres isolados, se servirmos nem que seja uma pessoa acredito que nela amamos e servimos toda a humanidade”, desenvolveu a investigadora na área da Psicologia Positiva.

Helena Marujo, titular da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável há quase dois anos, explica que tem tido como objetivo trazer o tema da paz, “na sua interceção com os estudos da felicidade, numa perspetiva com a felicidade pública”, e trazer o tema da paz e da educação para a paz “para as narrativas sociais”.

“A paz é muito vulnerável mas é também fundamental para podermos viver em coexistência com equilíbrio e harmonia uns com os outros”, acrescenta, esta noite a partir das 22h45, no Programa Ecclesia na Antena 1, no contexto da Cátedra UNESCO, desenvolvida pela Universidade de Lisboa, e que também pode ser acompanha na rede social Facebook, em E=GPS Education for Global Peace Sustainability.

LS/CB

Covid-19/Economia: «Um dos sinais mais claros de transformação é perceber que não precisamos do consumo todo» – Helena Marujo

Partilhar:
Scroll to Top