Mensagem de «esperança e solidariedade» recorda «indicações práticas» emitidas pelas dioceses

Brasília, 16 mar 2020 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a mensagem intitulada ‘Tempos de esperança e solidariedade’, no contexto do coronavírus Covid-19, onde pedem “discernimento sábio” para cancelamentos e orientações que “preservem a vida”.

“Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem, e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso”, escrevem os bispos do Brasil.

A CNBB informa que as indicações práticas quanto ao “complexo quadro gerado pela pandemia do coronavírus” Covid-19 são divulgadas por cada diocese “considerando e respeitando a realidade”, por isso, as indicações sobre o modo de “celebrar a fé cabem aos bispos em cada diocese” mas “todas as normas visam à proteção das pessoas” para “evitar a contaminação e preservar a vida”.

“Algumas restrições mexem com o nosso jeito de conviver e celebrar, pois somos um povo que traz em si o desejo de sempre estar juntos, tanto nos momentos alegres quanto tristes. Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos, a valorizar a fraternidade”, desenvolvem os bispos, incentivando a que se pense “nos inúmeros outros modos em que a vida de pessoas, povos e do planeta vem sendo agredida”.

No documento publicado no sítio online da CNBB é pedido também que os “cuidados” com higiene pessoal e do ambiente, e “evitar aglomerações” são regras para todos.

Contudo, indicam aos fiéis que não temam “manifestar a solidariedade e a esperança” e superem “a indiferença” mas de forma “prudente”, respeitando as orientações sanitárias, e com uso aos “recursos tecnológicos”, na mensagem ‘Tempos de esperança e solidariedade (Tudo posso naquele me fortalece! Fp 4,13)’.

O Ministério da Saúde Brasileiro contabilizou que existem havia 176 casos confirmados e 1915 casos suspeitos, este domingo, numa publicação na rede social Twitter.

A Igreja Católica no Brasil está a viver a sua Campanha da Fraternidade 2020, com o tema ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’.

CB

Partilhar:
Share