D. Eugenio Scarpellini era conhecido pelo trabalho em favor dos pobres e da justiça social

Lisboa, 16 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo e missionário italiano D. Eugenio Scarpellini faleceu esta quarta-feira, na Bolívia, vítima da Covid-19, anunciou o episcopado local.

O bispo de El Alto era conhecido pelo seu trabalho em favor dos pobres e da justiça social.

“Perdemos um irmão fisicamente, mas o seu espírito vai acompanhar-nos sempre – esse espírito de luta e trabalho, sobretudo, de uma convicção inquebrantável em relação à dinâmica da missão. Ele estava convencido de que a Igreja tinha de viver a sua dimensão missionária”, escreveu o presidente da Conferência Episcopal da Bolívia, D. Ricardo Centellas, ao anunciar o falecimento.

D. Eugenio Scarpellini era natural de Verdellino, Diocese de Bérgamo, na Itália; estava na Bolívia desde 1988, como missionário; em 2010, Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar de El Alto e, em 2013, o Papa Francisco designou-o como bispo da mesma diocese.

A sede local das Nações Unidas na Bolívia lamentou o falecimento do bispo italiano, “que liderou os esforços de diálogo para a pacificação do país”, desejando que o seu legado “seja fonte de inspiração para a paz e a reconciliação”.

OC

Partilhar:
Share