Padre Rubens Marques convida moradores «a participar a partir das janelas, das varandas»

Porto, 20 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo do Porto vai presidir no dia 31 de maio à recitação do Terço, num percurso pelas ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora de Fátima que termina no Hospital de Santo António e começa às 20h30, na igreja na Praça do Marquês.

“A última paragem será diante do Hospital de Santo António. Uma paragem muito significativa onde o Senhor bispo rezará as três Avé-Marias por todos os doentes e pelos profissionais de saúde a quem devemos reconhecer muito mérito neste tempo, durante todo o tempo da pandemia e o que aí vem a seguir”, disse o pároco da igreja da Senhora da Conceição, na Praça do Marquês de Pombal.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Rubens Marques contextualiza que este ano foi preciso “ser criativos em tempo de pandemia” porque não se pode  realizar “a procissão de velas (Procissão da Luz) de 31 de maio que juntava uma multidão de pessoas das várias paróquias da cidade”.

Neste âmbito, no último dia de maio, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ser transportada num carro “acompanhada sempre” por D. Manuel Linda.

A oração começa às 20h30 na Paróquia Senhora da Conceição, e ao longo do percurso o bispo do Porto vai rezar um mistério do Terço “fora do carro em cinco lugares”, onde os párocos dessa zona “estarão com a cruz paroquial e irão ler o Evangelho alusivo a cada mistério”.

“Os moradores estão convidados a participar a partir das janelas, das varandas, com velas, e também os moradores das ruas onde passa a imagem queremos convidá-los a associarem-se estando à janela com velas acesas”, acrescentou o padre Rubens Marques.

A oração, que está a ser organizada pelas vigararias da cidade do Porto, vai terminar em frente ao Hospital de Santo António onde os organizadores vão “tentar reunir sobretudo os párocos e diáconos num sinal de comunhão de toda a cidade”, adiantou o pároco de Nossa Senhora da Conceição.

No jornal ‘Voz Portucalense’, da Diocese do Porto, pode-se conhecer o percurso desta procissão mariana realizada em tempo de pandemia e os diversos locais de paragem para rezar cada mistério do terço.

CB/OC

1.ª paragem: Cruzamento da Rua Camilo Pessanha com a Rua Cecília Meireles;
2.ª paragem: Cruzamento da Rua da Igreja da Areosa com a Rua Dr. Eduardo Santos Silva;
3.ª paragem: Rua Afonso Lopes Vieira;
4.ª paragem: Cruzamento da Rua S. João de Brito com a Rua Prof. Mota Pinto e Avenida do Bessa;
5.ª paragem: Esplanada do Castelo;
Última paragem: Largo Abel Salazar

 

Partilhar:
Share