Comunicado destaca «relação de forte proximidade » entre publicações regionais e os seus leitores

Lisboa, 16 mar 2020 (Ecclesia) – As associações Portuguesa de Imprensa (APImpresa) e de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) pediram hoje medidas de apoio ao setor, visando a manutenção da edição e distribuição de jornais e revistas.

“Para que as mensagens e alertas inerentes a todas as campanhas, nomeadamente nas áreas da saúde, proteção civil e segurança pública cheguem a todas as pessoas é fundamental e imprescindível que a imprensa regional, com a sua relação de forte proximidade nas respetivas comunidades locais e na diáspora, seja mobilizada para este momento através da publicação de publicidade institucional”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As duas entidades alertam que “a manutenção da edição e distribuição de jornais e revistas – bem como a edição ‘online’ das respetivas publicações será muito difícil se não forem tomadas imediatamente medidas de apoio”.

“São indispensáveis e urgentes as medidas de apoio, que, aliás, são agora permitidas pela Comissão Europeia, dada a enorme quebra da publicidade comercial derivada do cancelamento e abrandamento da atividade económica causada pela pandemia da Covid-19”, refere a nota.

Reputamos como imprescindível que deve ser assegurada a livre deslocação de jornalistas, de trabalhadores das gráficas e do setor da distribuição, incluindo pontos de venda – a exemplo do que sucede na Itália, França e Espanha -, bem como assegurar a distribuição postal das publicações”.

A APImprensa e AIC pedem o “cumprimento efetivo das regras da publicidade institucional, com reforço de verbas das campanhas em curso” a suspensão ou devolução do IVA da venda de publicações periódicas e o “pagamento de todos os portes de distribuição postal das publicações periódicas destinadas a assinantes”.

OC

Partilhar:
Share