Bispos anunciam medidas de «prudência» nos espaços de celebração

Foto: Lusa/EPA

Fátima, 02 mar 2020 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje uma nota com medidas de “prudência” para prevenir contágios com o novo coronavírus.

“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a Comunhão na mão, a Comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, refere o documento, enviado à Agência ECCLESIA.

Após a reunião desta tarde, que decorreu em Fátima, o organismo dos bispos católicos destacou o impacto da epidemia do Covid-19 em todo o mundo, apelando “à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene”.

“Nesse sentido, convidamos a seguir estritamente as indicações e normas da Direção Geral de Saúde”, acrescenta a nota.

A DGS confirmou hoje os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 66 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3000 mortos e infetou quase 90 mil pessoas em 67 países.

OC

Notícia atualizada às 21h40

Coronavírus: Nota do Conselho Permanente da CEP

Partilhar:
Share