Diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, traça um roteiro de bons exemplos

Lisboa, 20 abr 2021 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, disseu à Agência ECCLESIA que o património religioso vai de encontro ao tema do Dia dos Monumentos e Sítios 2021.

“Creio que não será difícil encontrar exemplos que se incluam nesta realidade do património da Igreja, é uma materialização inequívoca de passados ricos, complexos e identitários, definidos com muitos rumos, múltiplas consequências e o Património é isso”, sustenta.

“Passados Complexos: Futuros Diversos” foi o tema da evocação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2021 (18 de abril), que a entrevistada considerou ser um “grande chapéu” onde cabem “muitas histórias associadas ao património cultural português que é feito de muitos passados”.

“Há lições para os dias de hoje porque somos todos herdeiros destas sequências de histórias e passados e do que em diferentes momentos foi sendo a história de cada edifício, de cada monumento”, aponta. 

Sandra Costa Saldanha deu o exemplo da Igreja de São Vicente de Fora, no patriarcado de Lisboa, com “um passado multifacetado” e que hoje é uma “consequência dos diferentes momentos”.

“É um edifício associado à conquista cristã de Lisboa,  é um edifício que está associado a história de Lisboa mas também de Portugal, seja a passagem de Santo António e depois um monumento importante no século XVI durante a dinastia filipina”, relata.

A responsável referiu ainda que o templo “serviu de base e modelo” para a construção de  muitas igrejas a partir do século XVII e XVIII, sendo ainda exemplo das reutilizações do edifício que levou à “instalação recente do patriarcado de Lisboa que hoje tem ali a sua sede”. 

As “Conversas na ECCLESIA” ficam online às 17h00, de segunda a sexta-feira desta semana, e têm como fundo o Dia dos Monumentos e Sítios, na companhia de Sandra Costa Saldanha, que irá traçar um roteiro do sul ao norte de Portugal, com bons exemplos de património religioso a visitar. 

SN

Partilhar:
Share