Missionário Redentorista considera que «voragem do consumismo» está a afetar o tempo de descanso

Porto, 22 jul 2021 (Ecclesia) – O padre Rui Santiago, missionário redentorista, disse à Agência ECCLESIA que não sabe “se há mais felicidade nas férias”, tempo afetado pela “voragem do consumismo” e a necessitar de “outro registo”. 

“Não sei se somos mais felizes nas férias, tinha essa ideia até ser amigo de muitos casais, sobretudo com filhos pequenos, e aqui há uma voragem a acontecer-nos, somos consumidores e somos em tudo; muitas vezes aplicamos o consumo aos produtos e tecnologias mas somos consumidores alarves de informação, de emoções, e os publicitários sabem isso e jogam com isso”, explica o sacerdote. 

O padre Rui Santiago considera que “a felicidade tem a ver com o não controlo”, algo que não se pode “procurar em si mesmo”.

“Há quem queira ser feliz e tome decisões para isso, nunca corre bem, porque a amizade, o amor, tudo aquilo que importa, a gente encontra no caminho de outras coisas, noutro tipo de percurso”, alerta. 

Nas «Conversas na ECCLESIA» desta semana o missionário redentorista defende que esta procura de “novas sensações e experiências” levaram o tempo de férias a entrar neste plano consumista. 

“Também as férias, tempo que seria de repouso e descanso, entrou no plano consumista, a levarmos um programa, ter de passar nos sítios A e B e C, não sei se isto nos relaxa assim tanto, vivemos muita experiências, algumas vividas pela nuca, quando fazemos selfies, e vemos comportamento aberrantes e há aqui algo de consumista nas férias”, aponta.

O entrevistado acrescenta que poderá haver mais felicidade nas férias pelas “experiências muito diferentes que se vivem e compensam o cansaço que se traz” mas terá de haver “outro registo de férias”, nomeadamente em família.

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana trazem um olhar novo, e alguns desafios, para o tempo de férias com o padre Rui Santiago, Missionário Redentorista, todos os dias às 17h00 online e pelas 22h45 na Antena 1 da rádio pública.

SN

Partilhar:
Share