«Conversas na Ecclesia»: «Cada pessoa que se cruza no nosso caminho é uma bênção» – Rita Valadas

Presidente da Cáritas Portuguesa fala das experiências de misericórdia no trabalho social

Foto: Cáritas Portuguesa

Lisboa, 12 abr 2021 (Ecclesia) – Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, disse à Agência ECCLESIA que o seu trabalho em ação social, há mais de 30 anos, a levou a ver muitos “renascimentos”.

“Cada pessoa que se cruza no nosso caminho é uma bênção de conhecimento e de caminho”, referiu, na entrevista que é emitida entre hoje e sexta-feira, na emissão do programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública (22h45).

A responsável falava a respeito da celebração da festa da Divina Misericórdia, que a Igreja Católica celebrou este domingo, o segundo do tempo litúrgico da Páscoa.

Para Rita Valadas, é necessário ter sempre em consideração que quando uma pessoa procura ajuda, o faz porque tem “uma fragilidade”.

“Se nós fizermos esse caminho com ela, quando conseguimos que a pessoa seja promotora da sua própria solução, é realmente uma bênção, uma alegria enorme. E isso acontece-nos com muitos casos”, apontou.

A entrevistada admite que sempre teve presente, na sua reflexão, as obras de misericórdia, propostas pela tradição católica, até como forma de avaliar as “novas metodologias” propostas na intervenção social.

A presidente da Cáritas Portuguesa aborda também o impacto da pandemia e mostra-se impressionada com a “capacidade que os idosos têm de reagir a estas fases negativas”.

“Se nos tivéssemos sentado, numa primeira hora, para ouvir o que eles nos tinham a dizer, se calhar teríamos encontrado algumas soluções antes”, sustenta.

A responsável considera que, nos lares de idosos, “as pessoas foram agrilhoadas”, por causa da crise provocada pela Covid-19, mas souberam superar a situação, com a ajuda da sua “experiência de vida”.

OC

Vaticano: Papa questiona fé «estéril», sem partilha de bens nem atenção ao sofrimento dos outros

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top