Irmã Ana Margarida Lucas, Dominicana de Santa Catarina de Sena, está em missão na Albânia 

Lisboa, 11 out 2021 (Ecclesia) – A irmã Ana Margarida Lucas, Dominicana de Santa Catarina de Sena, está em missão na Albânia e disse à Agência ECCLESIA que está num país onde “os católicos são uma presença minoritária” e, na pandemia, a “partilha do pão” foi uma realidade.

“É um país que vivia em ditadura comunista até há 30 anos, e nessa altura houve liberdade religiosa, mas antes não havia possibilidade de haver qualquer presença religiosa, tudo era perseguido, fosse muçulmano, ortodoxo ou católico. todos sofreram a perseguição”, explica a religiosa.

Atualmente a presença católica “é uma minoria”, uma realidade completamente diferente do que a irmã Ana Margarida estava habituada.

“Estamos aqui desde 1999 e somos uma presença missionária e de minoria, acho que somos 0,6% mas como toda a gente sofreu a perseguição existe muita comunhão”, precisa.

A religiosa estava numa missão em Estremoz, no Alentejo, quando recebeu a notícia, em 2019, que iria para a missão da Albânia, a 3000 km de Portugal, aceitou o destino como “um desafio”.

“Cheguei à Albânia a 4 de setembro, fomos à eucaristia e as irmãs da Caridade estavam a distribuir umas pagelas e uma medalhinha de Santa Teresa de Calcutá, era o seu dia, a missa de envio, foi na véspera, dia da nossa fundadora, Teresa de Saldanha, por isso uma a enviar-me e outra a receber”, conta a irmã.

Passados poucos meses de estar na Albânia iniciou a pandemia e o governo, “ao primeiro caso fechou tudo”.

A irmã Ana Margarida viu-se em confinamento com as outras duas irmãs, no colégio que têm na Albânia e um dia “bateu à porta o padeiro”.

“O senhor que levava o pão diariamente para o colégio vinha dar pão às irmãs, porque não o conseguia vender, então fomos para o bairro, abrimos a bagageira do carro e ali partilhámos o pão”, recorda.

Um momento que a irmã Dominicana de Santa Catarina de Sena não esquece por a ter marcado, em tempo de pandemia.

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana trazem experiências missionárias que pode acompanhar online, de segunda a sexta-feira, pelas 17h00.

SN

Partilhar:
Share