Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira escolhe biografia de Winston Churchill (1874-1965) como leitura de verão

Funchal, Madeira, 12 ago 2020 (Ecclesia) – José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira (ALRM), alerta para a tentação dos “populismos” e apela ao regresso da política no seu sentido “mais nobre”.

“As pessoas estão cansadas disso e os populistas aparecem, normalmente, com um discurso fácil, muito incisivo, quase a dizer que resolvem os problemas do mundo de um dia para o outro”, refere à Agência ECCLESIA.

“A tentação é ir no mesmo caminho”, acrescenta.

O responsável político destaca as consequências negativas de uma visão “comandada pela técnica, muito economicista” e pouco “pelos princípios”.

José Manuel Rodrigues assinala que além dos extremismos de direita, há movimentos populistas “de resposta a movimentos de sentido contrário”, radicais, extremistas, “que procuram pôr em causa alicerces essenciais da civilização”.

“Ambos são perigosos”, observa.

O presidente da ALRM apela a uma ação pedagógica, para “explicar às pessoas os perigos desses populismos, que não há receitas fáceis para resolver esses problemas”.

Como leitura de verão, o entrevistado escolheu a nova biografia de Winston Churchill (1874-1965), que também passou pela Madeira, que considera uma “figura inspiradora”.

“Foi um visionário”, refere, destacando o seu papel na luta contra o nazismo, na II Guerra Mundial (1939-1945)

José Manuel Rodrigues é o convidado, esta semana, do programa Ecclesia na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, e das ‘Conversas aGOSTO’, publicadas online de segunda a sexta-feira, a partir das 17h00.

OC

Partilhar:
Share