Conselho Nacional para a Pastoral Juvenil

Deverá funcionar a partir do próximo Ano Pastoral Conselho Nacional para a Pastoral Juvenil No próximo ano, o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil deverá iniciar o seu trabalho. Constituído “para a reflexão alargada dos problemas e projectos da Pastoral Juvenil”, este Conselho integra “representantes dos Serviços Diocesanos, Movimentos, Institutos e Associações Juvenis”. É, nestes termos, constituído no documento “Bases para a Pastoral Juvenil”, publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa em Novembro de 2002. O Departamento Nacional e a Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos deram seguimento a esse documento, nomeadamente a essa prioridade: criar um conselho alargado para este sector da Pastoral. Como lembra D. António Carrilho, já aconteciam encontros entre responsáveis diocesanos, de movimentos, obras e associações juvenil nacionais. Mas “não tinham o carácter que está previsto nas ‘Bases’”. O assunto esteve no centro dos trabalhos do Encontro de Responsáveis da Pastoral Juvenil, que decorreu no último fim-de-semana: um encontro para programar (Fátima Jovem, peregrinação europeia de jovens, encontro de Taizé e Jornada Mundial de 2005) e também para formar. Comunicar em Igreja foi o tema para formação de líderes, que surgiu na sequência de duas mensagens do Papa para este ano: “Queremos ver Jesus” (para do Dia Mundial da Juventude) e “Mass Media e Família: um risco e uma riqueza” (para o Dia Mundial das Comunicações Sociais). Depois, o tema da comunicação “é sempre actual” e, por isso, Manuel Sousa, actual responsável pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, afirma a necessidade de formação constante nesta área. Em época de viragem, os responsáveis pela dinamização da Pastoral Juvenil em Portugal querem fazer do próximo Fátima Jovem um momento marcante. Já o foi a peregrinação da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude. Para este encontro em Fátima, D. António Carrilho pede “preparação, mobilização e participação”.

Partilhar:
Scroll to Top