Igreja: «Vida consagrada não é sobrevivência, é vida nova» – Francisco

Papa pede aos religiosos para recordarem o primeiro encontro com Deus e escreverem uma “história de amor”

Cidade do Vaticano, 02 fev 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à Eucaristia do XXIII Dia da Vida Consagrada, no Vaticano, e pediu aos religiosos para rejeitarem a tentação de ver a sua vida como “sobrevivência”.

Quando a vida consagrada floresce, referiu o Papa na sua homilia, torna-se “para todos um apelo contra a mediocridade: contra as quedas de altitude na vida espiritual, contra a tentação de jogar por baixo com Deus, contra a adaptação a uma vida cómoda e mundana, contra a reclamação, insatisfação e lamento da própria sorte, contra o habituar-se a «fazer aquilo que se pode» e ao «sempre se fez assim»”.

“A vida consagrada não é sobrevivência, é vida nova. É encontro vivo com o Senhor no seu povo. É chamada à obediência fiel de cada dia e às surpresas inéditas do Espírito”, acrescentou Francisco.

No dia em que a liturgia católica recorda a Apresentação de Jesus no templo, perante Ana e Simeão, o Papa fez referência ao acolhimento que foi feito e sugeriu aos religiosos que recordassem o “primeiro encontro” com Jesus.

“É importante voltar às fontes: percorrer com a memória os encontros decisivos que tivemos com Ele, reavivar o primeiro amor, talvez escrever a nossa história de amor com o Senhor. Fará bem à nossa vida consagrada, para que não se torne tempo que passa, mas seja tempo de encontro”, pediu.

Francisco fez ainda alusão à profetisa Ana que, sendo idosa, “não se importou com a criança ou não estaria a olhar para as suas brincadeiras”, sugerindo mesmo que esta poderia dar uma “boa padroeira contra as bisbilhotices” na Igreja.

Na sua homilia o Papa deixou ainda dicas para que cada crente possa encontrar Deus através da “fidelidade a coisas concretas”, assim como na vida consagrada.

“A oração diária, a Missa, a confissão, uma caridade verdadeira, a Palavra de Deus… e isto todos os dias. Coisas concretas, como na vida consagrada a obediência ao superior e às Regras”, referiu.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top