A Quaresma, iniciada em dia de quarta-feira de Cinzas, imediatamente a seguir ao Carnaval, é um tempo litúrgico forte e de especial importância e profundidade para os cristãos. Os 40 dias que antecedem a grande festa da Páscoa, são, deste modo, um tempo marcado pelas atitudes da oração, do jejum e da esmola, isto é, atitudes de penitência que nos convidam a viver uma verdadeira reconciliação com Deus e com os outros.
Para ajudar os cristãos de V. N. de Famalicão a viver este tempo de forma plena e mais séria, o Arciprestado promoverá quatro Conferências Quaresmais a realizar nos quatro primeiros domingos da Quaresma. Estas Conferências terão lugar na Igreja Nova Matriz de V. N. de Famalicão, das 18h00 às 18h45. As mesmas iniciarão sempre com um breve momento de oração e serão orientadas pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e por um dos seus bispos auxiliares, D. Manuel Linda, incidindo sobre uma temática fundamental na vida e na vivência e celebração da fé de todos os crentes, os Sacramentos.
Assim, no primeiro domingo da Quaresma, dia 21 de Fevereiro, a primeira Conferência procurará aprofundar de forma genérica esta temática dos Sacramentos. No segundo domingo, dia 28 de Fevereiro, abordar-se-ão dois dos Sacramentos de Iniciação Cristã, o Baptismo e a Confirmação. O terceiro domingo, dia 7 de Março, será dedicado ao Sacramento da Reconciliação, vulgarmente conhecido por Confissão, que ganha particular e singular riqueza e importância no tempo da Quaresma, que nos convida, tal como referido, precisamente à penitência e à conversão. A quarta e última Conferência, a realizar no dia 14 de Março, será dedicada à Eucaristia, Sacramento de amor por excelência, onde Cristo Se torna presente e vivo para Se dar sobre o altar, como outrora na Cruz, sendo, assim, evocação plena e perfeita do mistério pascal.
Como refere, a propósito desta iniciativa, o Arcipreste de V. N. de Famalicão, o P.e Mário Martins, “estas Conferências Quaresmais, seguindo a temática proposta, constituem uma oportunidade única para os cristãos do nosso Arciprestado viverem este tempo da Quaresma de forma mais séria e comprometida, ajudando cada um a aproximar-se mais de Deus, acolhendo-O fielmente na Sua Palavra, na certeza que dessa forma alcançaremos a plenitude da alegria transbordante e inexcedível da Páscoa de Jesus”.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social