Comunicado final da 6ª Assembleia Geral da CIRP

1. A 6ª Assembleia Geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) decorreu, de 6 a 7 de Maio de 2008, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, com a presença da maioria dos Superiores e Superioras Maiores dos Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica. Esta Assembleia aconteceu por altura do 3º aniversário da CIRP, cujos Estatutos foram aprovados por decreto da Sé Apostólica a 16 de Abril de 2005, e cujo início efectivo deu-se com a eleição da primeira Direcção da CIRP, na Assembleia Geral de 17-18 de Maio de 2005. 2. A manhã do primeiro dia foi dedicada à reflexão sobre alguns aspectos essenciais da vida dos religiosos e religiosas, centrada na Eucaristia e na Palavra. Dois leigos ajudaram-nos nessa reflexão. António Campelo Amaral apontou algumas implicações práticas que a Eucaristia exige à missão profética dos religiosos e religiosas, aprofundando o seu compromisso da acção na sociedade civil de que fazem parte. Octávio Carmo apontou renovadas atitudes na comunicação e partilha da Palavra nos novos espaços culturais onde nos situamos, tendo sempre presente o olhar novo e questionador da Bíblia. Na parte da tarde, a Irmã Miriam Rotta abordou a figura de São Paulo nos caminhos da evangelização, apelando ao empenho dos religiosos e religiosas e suas comunidades na celebração do Ano Paulino. Por coincidência, recebemos nessa altura a nota pastoral da CEP “Ano Paulino, uma proposta pastoral”, que acabava de ser divulgada. 3. A Direcção da CIRP apresentou à Assembleia uma síntese das actividades realizadas ao longo do triénio decorrido, elencou alguns desafios a ter em conta e convidou a Assembleia a reflectir, em oito grupos de trabalho, quer sobre os desafios e perspectivas principais que se colocam à vida religiosa em Portugal, quer sobre as eleições para os órgãos de direcção e de coordenação da CIRP para o próximo triénio. As conclusões apresentadas constituirão importante contributo neste início de novo triénio. 4. A Assembleia efectuou, por voto secreto e separadamente, a eleição dos membros da Direcção da CIRP para o triénio 2008-2011, que ficou assim constituída: Padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa (Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos), Presidente; Irmã Matilde de Jesus Faneca (Congregação de S. José de Cluny), Vice-Presidente; Irmã Maria Emília da Silva Monteiro (Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição), Padre António Gomes Dias (Congregação do Santíssimo Redentor – Redentoristas) e Irmã Maria Natália Soares dos Santos (Congregação das Religiosas do Amor de Deus), Vogais. A Assembleia agradeceu toda a dedicação e empenho que a Direcção cessante colocou no trabalho realizado nos vários sectores de actividade, confiando que a nova Direcção continue esse trabalho e responda aos desafios que se colocam à vida religiosa em Portugal. 5. A Assembleia decidiu-se pela recondução do anterior Conselho Fiscal para o triénio 2008-2011, a saber: Padre Pedro Lourenço Ferreira (Ordem dos Padres Carmelitas Descalços), Presidente; Irmã Maria Rosa Catarina Pereira de Figueiredo (Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena) e Irmã Felisbela Pereira Valente (Companhia de Santa Teresa de Jesus), Vogais. 6. Numa breve avaliação dos órgãos de apoio e de colaboração, a Assembleia apreciou muito positivamente o trabalho do Secretariado Geral e das seis Comissões Nacionais: Apoio às Vítimas do Tráfico de Pessoas, Pastoral das Vocações, Formação Inicial, Justiça e Paz, Revista “Vida Consagrada”, Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada. Apreciou ainda a boa representação dos delegados da CIRP nalguns organismos eclesiais: Serviço Nacional das Vocações, Conselho Nacional das Missões, Grupo de Reflexão do Departamento da Escola Católica do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Fundação Evangelização e Culturas. Foi ainda informada do empenho dos Secretariados Regionais em realizar, localmente e em conjunto, importantes iniciativas de encontro, de reflexão e de oração; congratulou-se também pelo facto de Coimbra se ter organizado recentemente como Secretariado Regional, o mesmo devendo acontecer proximamente com Santarém. A Assembleia foi ainda informada das actividades do IMAG (constituído por 22 Institutos Missionários “Ad Gentes”) e da importante acção produzida pela Antena Portuguesa da Rede África-Europa Fé e Justiça no âmbito internacional do trabalho social missionário. 7. A Assembleia incentivou à máxima participação em próximas iniciativas, de carácter essencialmente missionário, organizadas pela CIRP ou em colaboração com outros organismos: Peregrinação Missionária a Fátima (Fátima, 5-6 de Julho de 2008); Curso de Missionologia (Fátima, 25 a 30 de Agosto de 2008); Congresso Missionário Nacional, sob o tema “Portugal, vive a Missão, rasga horizontes” (Fátima, 3-7 de Setembro de 2008); preparação do Dia do Consagrado (2 de Fevereiro de 2009); realização da XXV Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada (Fátima, 21-24 de Fevereiro de 2009); programas de formação para 2008-2009, propostos pela Comissão de Formação Inicial e destinados a Postulantes, Noviços, Juniores, Religiosos com menos de dez anos de Profissão Perpétua e Formadores. 8. A Assembleia tomou consciência de alguns desafios a concretizar proximamente: iniciativas relacionadas com o Centenário da República, no que se refere às Congregações e Ordens Religiosas, em perspectiva de esperança; revisão dos Estatutos da CIRP; mudança das estruturas de apoio da CIRP; continuidade das propostas da Comissão da Pastoral das Vocações; conclusão do inquérito sobre os Religiosos e Religiosas em Portugal; possibilidade de um encontro das Conferências dos Institutos Religiosos dos Países Lusófonos, após contacto com a presidência da Conferência do Brasil. 9. Entre os vários jubileus e outros eventos celebrativos na vida dos Institutos, a Assembleia congratulou-se com a beatificação de três religiosas da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (Irmã Landalva Justo de Oliveira, brasileira, Irmã Geosephina Nicoli, italiana, e Irmã Marta Wiecka, ucraniana) e da segunda co-fundadora das Missionárias Servas do Espírito Santo, Madre Josefa. 10. A Assembleia abordou ainda outros assuntos relacionados com a vida da CIRP: aprovação da acta da 5ª Assembleia Geral; dados estatísticos dos vários Institutos; breve partilha sobre acontecimentos mais significativos na vida dos membros da CIRP; trabalho de apoio à regularização dos vistos no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que passa por algumas dificuldades nesta fase de mudança, face à nova legislação; aprovação do Exercício Económico de 2007, após parecer favorável do Conselho Fiscal; questões organizativas e logísticas; ponto da situação sobre as situações fiscais decorrentes da Concordata e orientações sobre o caminho a prosseguir; orientações para a concretização do Anuário e da página da CIRP na Internet. Acolhemos ainda com agrado uma proposta da Logomedia, para dois cursos de formação sobre “media training” e “técnicas de filmagem e edição vídeo”, destinados a membros dos Institutos Religiosos que neles se mostrem interessados. 11. A Assembleia tomou conhecimento das conclusões principais da última Assembleia Geral da UCESM (União das Conferências Europeias de Superiores/as Maiores), organismo coordenador e dinamizador da Vida Religiosa na Europa, que abrange 38 Conferências de 26 países da Europa, num universo de 400.000 religiosos e religiosas. Na última Assembleia, que decorreu em Torhout (Bélgica), de 11 a 17 de Fevereiro de 2008, o Presidente da CIRP, Padre Manuel Barbosa, que era Conselheiro do Comité Executivo, foi eleito Vice-Presidente da UCESM para o período de 2008-2012. Uma mensagem final da Assembleia da UCESM foi dirigida a todos os religiosos e religiosas da Europa, à luz do tema “Paixão por Cristo, Paixão pela humanidade, vivida em comunidade. Que contribuição traz a vida comunitária à Europa?” (www.ucesm.net). 12. Finalmente, foram marcadas as datas das próximas Assembleias Gerais da CIRP: 10-13 de Novembro de 2008; 20-23 de Abril de 2009; 9-12 de Novembro de 2009. Lisboa, 11 de Maio de 2008