Iniciativa é feita em parceria com a Federação dos Media Católicos

Cidade do Vaticano, 23 jan 2018 (Ecclesia) – A Secretaria para a Comunicação do Vaticano promove esta quarta e quinta-feira (24 e 25 de janeiro) no santuário mariano de Lourdes, em França, uma conferência sobre os ‘Media e a Verdade’.

Segundo o serviço de informação da Santa Sé, a iniciativa foi organizada em parceria com a Federação dos Media Católicos e vai contar com a presença do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e do secretário do Vaticano para a Comunicação, o monsenhor Dario Edoardo Viganò.

Na base desta reflexão, que começa no dia da festa de S. Francisco de Sales, padroeiro das comunicações sociais, está a noção de que “em muitos lugares da sociedade, assiste-se hoje ao aparecimento de verdades alternativas”, ao nível da “política, da economia e mesmo da espiritualidade”.

A ideia destes dois dias é “analisar que feitos é que esta conjuntura está a ter” para a  sociedade e cultura, e qual o papel dos media, particularmente dos media católicos, em todo este contexto.

“Que tipo de verdade é que nós queremos?”, esta será a interrogação deixada na conferência central do evento, marcada para dia 25 de janeiro.

Antes disso, terão lugar várias mesas redondas que atentarão aos vários “usos da verdade”, em termos políticos e económicos, e ao “esplendor da verdade” no campo teológico.

A abertura dos dois dias de debate, em Lourdes, estará a cargo do monsenhor Dario Edoardo Viganò.

Destaque ainda para a celebração de uma missa dedicada a todos os profissionais da comunicação social, presidida ao ar livre no santuário, pelo cardeal Pietro Parolin.

No programa estão ainda previstas as presenças de Jean-Marie Montel, presidente da Federação dos Media Católicos; do bispo de Tarbes e Lourdes, D. Nicolas Brouwet; e de vários especialistas em áreas como a Filosofia, a Teologia, o Jornalismo e a Ciência Política.

JCP

Partilhar:
Share