Combonianos levam jovens até Fátima

Peregrinos, com idades entre os 16 e os 30 anos, são chamados a rezar pela falta de água na Etiópia

Um grupo de 80 jovens parte esta Terça-feira, dia 27, para Fátima, integrando a Caminhada Jovem promovida pelo Centro Vocacional Juvenil, dos Missionários Combonianos.

Ao longo dos 90 quilómetros da iniciativa, os jovens peregrinos, com idades entre os 16 e os 30 anos, são chamados a rezar pela falta de água na Etiópia, um dos países onde a congregação está estabelecida em missão.

O tiro de partida vai ser dado ao final da tarde – a comitiva está dividida em dois grupos: de Coimbra seguem 42 elementos, enquanto que da Azambuja partem outros 38.

O Irmão José Neto, um dos responsáveis pela Pastoral Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos, vai acompanhar este grupo do sul mais de perto.

Segundo ele, “os jovens sentem-se em missão, por isso suportam as dificuldades, como o calor, a dor física e as diversas etapas”.

Há mais de 10 anos que os Missionários Combonianos promovem esta caminhada, até ao santuário mariano, convidando os participantes a uma verdadeira “peregrinação de solidariedade pelos mais necessitados”.

No entanto, “esta caminhada é o início de muitas outras na vida dos jovens, porque através dela constrói-se toda uma partilha de experiências”, acrescenta o Irmão José Neto.

Na preparação para o evento, os jovens foram ainda convidados a elaborar um tema para as diversas etapas do percurso.

Este ano, a opção recaiu sobre as Bem-aventuranças e o modo como cada um faz delas (ou não) um lema para a vida.

Assim, a cada paragem no caminho, irá haver um período de reflexão e de avaliação individual, para cada jovem aprofundar mais esta matéria.

A atenção ao próximo, na escola, na paróquia, nos grupos de amigos e na família; a consciência de que muitas pessoas vivem com escassos recursos e, logo, é importante preservá-los; a participação activa na vida comunitária e religiosa. São tudo elementos que fazem parte da mensagem que os Missionários Combonianos pretendem transmitir aos jovens.

E esta mensagem tem passado, segundo o Irmão José Neto, já que “muitos destes jovens chamam outros, dentro das comunidades onde estão, para fazerem esta e outras experiências, o que é muito positivo”.

“Alguns deles tiraram tempo das suas férias, para poderem participar”, realça ainda o mesmo responsável.

A chegada a Fátima está prevista para o próximo dia 31, altura em que os jovens se irão juntar às respectivas famílias, num almoço partilhado.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top