Iniciativa assinalou Dia Do Ambiente
Coimbra, 07 jun 2021 (Ecclesia) – Um grupo de jovens da Paróquia de São José, em Coimbra, plantou um cedro do Líbano no jardim junto à igreja, este sábado, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
A iniciativa contou com a presença de Helena Freitas, professora do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, e de um grupo de crianças da catequese, do Grupo ASJ (Adolescentes de São José), bem como de vários paroquianos, integrando-se nas celebrações dedicadas ao Ano de São José, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Helena Freitas conversou com crianças e jovens da Paróquia de São José sobre “questões ambientais e da necessidade de preservar as espécies em extinção e de combater as alterações climáticas, que põem em causa a sobrevivência dessas mesmas espécies”.
No diálogo aberto com a professora, “o lince ibérico e o urso polar” foram alguns dos exemplos de espécies a proteger destacados pelas crianças, que “demonstraram ser excelentes guardiães da natureza e conhecer as regras básicas de proteção do planeta”, lê-se na nota.
“Usar cada vez menos plástico, não deitar lixo para o chão, cuidar das árvores, comer bem e utilizar energias não poluentes foram apenas alguns dos conselhos deixados pelos mais novos”, acrescenta o texto.
Igualmente inserida no conjunto de atividades do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, realizou-se este sábado uma sessão do ciclo de conferências desta vez dedicada ao tema “São José – Pai na Ternura”.
Sílvia Monteiro, médica cardiologista, apresentou uma leitura da sua vida como mãe de dois filhos, profissional que no período da pandemia trabalhou nos cuidados intensivos e mulher cristã que assume a sua vocação na sociedade e na Igreja.
A convidada defendeu que “não é possível voltar” ao modelo de vida anterior à pandemia, porque “tanto sofrimento tem de levar necessariamente a mudanças”.
A iniciativa terminou com a plantação do cedro, um gesto simbólico que se insere no conjunto de iniciativas com que a paróquia tem vindo a assinalar este ano dedicado ao seu patrono
A próxima sessão do ciclo de conferência está marcada para 3 de julho e tem como convidado o padre Dário Pedroso, sacerdote jesuíta, que vai falar sobre “São José – Pai na Obediência”.
LFS/OC