Coimbra: Jovens missionários partiram para o nordeste brasileiro

Bispo de Coimbra destaca sentido de serviço de quem abdica do conforto para servir os outros

Nove jovens católicos da Diocese de Coimbra, acompanhados do padre Luís Miranda, partiram esta Terça-feira, dia 27, para Chapadinha, no Nordeste brasileiro, onde vão estar, durante o mês de Agosto, em missão de solidariedade.

“Chapadinha não é terra de turismo, eles vão passar privações”, avisou o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, na Igreja de Almagreira, Pombal, durante a eucaristia do envio do “Grupo Missionário João Paulo II”, que aconteceu no último Domingo.

“A Igreja é feita disto: enviar, levar a sua riqueza, que não é dinheiro”, disse.

O padre Luís Miranda, coordenador do grupo, comentou que “naquela terra, onde vivem 85 mil pessoas, os padres são um bocadinho «mal-amados», não pelo povo, mas pelos fazendeiros e seus capangas, que exploram os trabalhadores”.

O sacerdote não hesita em denunciar a “fome, corrupção política e atentados à dignidade das pessoas”, fenómenos que já observou naquele território, em missões anteriores.

É com esta realidade que se vai confrontar o grupo de jovens das paróquias de Santo António dos Olivais e São Martinho do Bispo, Guia e Pombal, Soure e Lousã.

“Eles vão; não levam dinheiro, mas o seu testemunho, amor, a imagem de que a igreja não tem fronteiras”, afirmou D. Albino Cleto, sublinhando que “até Setembro, privam-se do conforto a que, cá, estão habituados”.

O Bispo de Coimbra entregou ao Pe. Luís Miranda o Livro dos Evangelhos, definindo-o como “a riqueza da Igreja”.

O prelado aproveitou a ocasião para comunicar que são cerca de 300 os jovens que partem em missão este Verão. “Em comum, têm todos o desejo de ajudar”, explicou.

De acordo com o Pe. Luís Miranda, os jovens vão fazer “o que for preciso”. “Sensibilizar”, “ensinar”, “fazer com”. São gestos de cidadania e amor ao próximo que os movem, para o que lhes foi entregue os símbolos da missão, nomeadamente a cruz da missão e o terço missionário. No final, uma surpresa: um terço que lhes foi oferecido pelo Papa.

Redacção/Serviço Diocesano de Informação (Coimbra)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top