Coimbra: Faleceu o padre Manuel Joaquim Gonçalves, aos 101 anos

Coimbra, 21 abr 2023 (Ecclesia) – O padre Manuel Joaquim Gonçalves faleceu aos 101 anos de idade, esta quinta-feira, dia 20 de abril, o presbítero da Diocese de Coimbra era “o mais idoso dos sacerdotes”.

“Tendo sido, nos últimos anos, o sacerdote mais idoso do presbitério de Coimbra na fraterna comunhão presbiteral, o clero diocesano sente-se unido espiritualmente com a família do Senhor Padre Manuel Gonçalves e seus amigos, elevando a sua oração de ação de graças pela vida e ministério deste sacerdote, servo bom e fiel, ministro do Evangelho”, lê-se na nota da Diocese de Coimbra enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, presidiu ao funeral na manhã desta sexta-feira, na igreja do Cardal, em Pombal.

O padre Manuel Joaquim Gonçalves, que residia no Lar Rainha Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, entrou para o Seminário Menor da Figueira da Foz, a 2 de outubro de 1936 e, terminado o curso de Teologia no Seminário Maior, foi ordenado sacerdote no dia 5 de abril de 1947, por D. António Antunes, no Salão de São Tomás do seminário.

O sacerdote, que faleceu aos 101 anos de idade, esteve ao serviço da Obra da Rua, Casa do Gaiato (1947), foi pároco a partir de 1950 – Cantanhede, Outil, Mata Mourisca -, o primeiro pároco da Ilha (1989) e da Guia (1997), e ainda capelão da Santa Casa da Misericórdia, do Hospital e dos Bombeiros Voluntários de Pombal, a partir de 1999.

O padre Manuel Joaquim Gonçalves nasceu a 19 de dezembro de 1921, na freguesia e concelho de Pombal, informa a Diocese de Coimbra.

CB

Partilhar:
Scroll to Top