Vaticano: Papa critica «escândalos financeiros» que prejudicam a Igreja

Francisco deixa alertas em encontro com organização norte-americana de solidariedade

Cidade do Vaticano, 21 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco alertou hoje para os “escândalos financeiros” que abalaram a Igreja, falando no encontro anual com os membros da ‘Papal Foundation’, organização norte-americana de solidariedade.

“Ainda que não sejam comparáveis ao imenso dano que derivou da incapacidade de proteger os mais vulneráveis de várias formas de abuso, os escândalos financeiros causados por uma falta de vigilância e transparência prejudicam o bom nome da Igreja e podem colocar em causa a credibilidade da própria fé”, alertou, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco sublinhou que, nos últimos anos, o Vaticano tem dado “passos notáveis” para promover uma “adequada transparência” no trabalho dos vários organismos de governo central da Igreja Católica.

“Isto é particularmente importante no serviço da caridade, que se basei na boa vontade e na generosidade de tantas pessoas em todo o mundo”, referiu.

O Papa elogiou o trabalho da ‘Papal Foundation’, que oferece “assistência vital” aos mais frágeis, com projetos e bolsas de estudo.

A intervenção sublinhou ainda a necessidade de promover a “unidade” na Igreja, que Francisco considerou “ferida pelas divisões”.

“Há ideologias e movimentos que, embora com boas intenções, acabam por fomentar partidos e intrigas, onde cada um desenvolve um certo complexo de superioridade, quando se trata de compreender a prática da fé”, advertiu.

OC

Santa Sé: Nova Política de Investimento quer «contribuir para um mundo mais justo e sustentável»

Partilhar:
Scroll to Top