Coimbra, 11 set 2019 (Ecclesia) – O pré-seminário da Diocese de Coimbra fez um vídeo vocacional, intitulado ‘Atreve-te’, para “convocar, provocar e desafiar à possibilidade de ser padre” nesta diocese, e está a preparar o primeiro encontro nos dias 12 e 13 de outubro.

“Atreve-te, faz a diferença! Descobre quem és, atreve-te a ser mais, aprende com a experiência, arrisca outros caminhos porque lá à frente terás de escolher um”, é um dos reptos do novo vídeo vocacional que se destaca também pela imagem e a música.

O reitor do Seminário Maior de Coimbra afirma que a vocação “é um dom e um mistério” que precisa de um anúncio “feliz e profundo, na linguagem de cada tempo”.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o padre Nuno Santos explica que “na complexidade dos dias e dos dinamismos da comunicação” a imagem e o vídeo “ocupam o tempo e o espaço” de muitos quotidianos, “sobretudo os juvenis”.

O reitor assinala que o “discernimento” ao sacerdócio “precisa de ‘encontros’, de espaços e de tempos” e o vídeo vocacional foi inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’, publicada na sequência do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude, realizado em outubro de 2018.

Neste contexto, o padre Nuno Santos informa que o primeiro encontro do pré-seminário de Coimbra destina-se a todos os jovens, a partir do 9.º ano de escolaridade, e vai realizar-se nos dias 12 e 13 de outubro, começa no sábado às 09h30 e termina no domingo depois do almoço, no Seminário de Coimbra.

O Seminário Maior de Coimbra é um lugar de “rara beleza”, com mais de 250 anos e uma das “mais impressionantes presenças da arte italiana” do século XVIII em Portugal, junto ao jardim botânico, a primeira pedra foi lançada a 16 de julho de 1748, abriu oficialmente em 1758 e as obras foram concluídas a 28 de outubro de 1765.

No próximo ano pastoral 2019/2020, a Diocese de Coimbra vai dar “especial atenção ao dinamismo organizativo e ao dinamismo da comunicação”, explicou o seu bispo, D. Virgílio Antunes, na nota pastoral «O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos» (1 Jo 1, 3).

Do programa diocesano, relacionado com o tema da comunicação, destacam-se as jornadas de pastoral intituladas ‘Comunicar a fé na era digital’, no dia 28 deste mês, também no seu seminário.

CB

Partilhar:
Share