Cinema no Verão: bom tempo, boas escolhas!

Aberta mais uma época de Verão, começa a corrida às praias e aos programas ao luar, este ano potenciados pela “reclusão” a que longos meses de chuva nos obrigaram.

Demasiado instalados no conceito de “silly season”, mais uma importação que nos

força a mergulhar numa agenda e um vazio que não têm que ser os nossos, mal reparamos que, de há uns anos a esta parte, uma série de propostas, cinematográficas por exemplo, tem crescido e não necessariamente para engrossar as bilheteiras. Também para nos ajudar a reflectir, neste tempo de abrandamento.

É assim que, a encabeçar a melhor programação de cinema do Verão, está o ciclo “Três Olhares sobre Jesus”, a decorrer no Auditório Padre Avelino Abreu em Valongo, de 5 a 10 de Julho. “Jesus Cristo Superstar”, “O Evangelho Segundo São Mateus” ou “A Paixão de Cristo, às 21.30h são alguns dos filmes que pode ver ou rever. Uma excelente oportunidade de reflexão sobre os olhares do cinema para Jesus, enriquecida pela conferência “Arte e Fé Religiosa”, em que participa D. Manuel Clemente, dia 9.

Com o cinema em festa, Valongo terá ainda sessões ao ar livre no Parque da Cidade! 

Não muito longe, na Cine-Esplanada do Centro de Estudos de Famalicão, há cinema ao luar todas as sextas feiras de Julho, maioritariamente às 21.45h e com entrada livre! “Lua Nova”, “Up-Altamente” e “Nas Nuvens” são três dos filmes incluídos.

Mais a sul, a Fundação Calouste Gulbenkian abre os seus jardins ao cinema e projecta, vários filmes integrados no ciclo de cultura contemporânea “Próximo Futuro”. “Trilogia das Novas Famílias”, dia 6 e “Soy Cuba – O Mamute Siberiano” a 8, ambos às 22.00h, são duas propostas a não perder vindas, respectivamente, de Moçambique e do Brasil.

Ainda em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa reabre a sua esplanada com um “regresso ao futuro” e os maiores êxitos da década de oitenta, de quinta a sábado às 22.30h. 

Estas são apenas algumas das propostas possíveis, havendo certamente mais a descobrir próximo de si que está já em férias ou a caminho delas. Muitas das iniciativas de cinema ao ar livre são gratuitas, ou de custo reduzido, pelo que só esperam pelo seu bom critério de escolha! 

Margarida Ataíde

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top