Cimeira Europa-África

A Plataforma Portuguesa das ONGD considera que a próxima cimeira Europa-África deve “reafirmar a visão de longo prazo” da estratégia conjunta aprovada em 2007 e “identificar caminhos concretos para a elevação do diálogo a um novo nível estratégico e político”.

A III Cimeira União Europeia-África tem lugar próximos dias 29 e 30 de Novembro, em Tripoli (Líbia), reunindo 80 chefes de Estado europeus e africanos.

O tema global será “Investimento privado, crescimento económico e criação de emprego”.

A estratégia conjunta EU-África foi aprovada em Dezembro de 2007, na cimeira realizada em Lisboa.

“Três anos passados verificamos que, se alguns objectivos foram alcançados, como o reforço do diálogo entre a Comissão Europeia e a Comissão da União Africana, ou os progressos em algumas parcerias temáticas como a da Paz e Segurança e a melhor estruturação da arquitectura institucional da Estratégia, continuam a existir algumas dificuldades que impedem avanços mais concretos e sustentáveis”, indica comunicado da Plataforma Portuguesa das ONGD.

“O maior desafio está em transformar a relação política entre os dois continentes e dar um impulso qualitativo no sentido de uma parceria mais estratégica e com um âmbito mais global”, acrescenta o documento.

A Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) é uma associação privada sem fins lucrativos que representa um grupo de 58 ONGD registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top