CEP: Uma nova sede nos desejos para 2011

Responsáveis dos secretariados e movimentos da Conferência Episcopal deixam votos de esperança e solidariedade para o próximo ano

O director do secretariado-geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, espera que no próximo ano “reine um espírito de família e de entreajuda entre todos os secretariados e movimentos” da Igreja, destacando a importância de disponibilizar novas instalações para os mesmos.

Em declarações ao programa da Igreja Católica na Antena 1, este responsável deseja que “finalmente, se inicie em 2011 a construção da nova sede da CEP, para que os vários serviços tenham o mínimo de estruturas adequadas”.

Em Novembro de 2006, foi apresentado à Assembleia o estudo prévio do edifício da nova sede da CEP, a construir na Quinta do Seminário dos Olivais (Lisboa), posteriormente aprovado.

O padre Manuel Barbosa, também presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal deixa votos de que o próximo ano seja rico em dons de Deus, “em particular a paz, justiça, liberdade e solidariedade”.

O sacerdote, religioso dehoniano, fala dos seus votos pessoais para o secretariado-geral, esperando que este serviço “seja cada vez mais activo e competente, na coordenação e dinamização dos vários organismos da CEP”.

Um dos destaques na agenda cristã do próximo ano será a XXVI Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid, entre os dias 16 e 21 de Agosto.

Convidado a fazer uma antevisão de 2011, o padre Pablo Lima espera que a participação dos jovens na JMJ seja “um exemplo de vitalidade da Igreja Portuguesa e uma prova daquilo que as comunidades são capazes de fazer”.

Do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) chega, sobretudo, uma mensagem de esperança.

Consciente de que Portugal e o mundo têm sido confrontados com muitas notícias difíceis, por entre “ameaças à nossa economia” até a um “agravamento das condições sociais”, o cónego António Rego recorda o célebre episódio dos 30 mineiros chilenos que escaparam à morte, depois de terem ficado semanas soterrados numa mina, em Agosto deste ano.

“Se não fosse a esperança, o que teria sido daqueles homens?” questiona o director do SNCS, defendendo que “essa esperança está em Deus, nos homens e no futuro”.

Um futuro que a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) já começou a preparar, depois de este ano ter celebrado o seu 20.º aniversário.

Para Susana Réfega, o principal desejo para 2011, na área da cooperação para o desenvolvimento, é que todos os membros da FEC “saibam acreditar que erradicar a pobreza não é uma utopia mas um dever moral de toda a humanidade”.

A directora geral desta organização não governamental da Igreja Católica espera que “numa lógica de serviço e profissionalismo”, se consigam unir esforços com uma meta comum: “que a partilha dos bens aconteça hoje não apenas com os que nos estão mais próximos, mas com todos os que realmente necessitam, em todos os continentes”.

Um mundo novo, menos espartilhado pelas injustiças sociais, é uma noção partilhada por Eugénia Quaresma, da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM).

Esta responsável olha para todos os migrantes como “anunciadores de tempos novos, denunciadores de injustiças e leis desumanas, construtores de uma sociedade nova”.

“Que 2011 seja um ano em que estas sementes lançadas possam germinar” sublinha Eugénia Quaresma.

No campo da educação, valores como a simplicidade, partilha, e serviço poderão contribuir para um ano de 2011 bem positivo.

Ideia defendida pelo director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) – o diácono Acácio Lopes desafia “todos aqueles que têm a missão de educar”, para que integrem na sua vida aqueles três valores.

Outra tónica do novo ano deverá ser posta na Palavra de Deus, para que ela “seja de facto a palavra-chave e central na vida das pessoas”.

Para Luís Subtil, do Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), importa “que as paróquias possam fazer uma experiência viva da celebração do acontecimento de Jesus Cristo”.

Os votos dos serviços da CEP para 2011 estão no centro do programa do próximo dia 31 de Janeiro, excepcionalmente pelas 21h45, na Antena 1.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top