CEP: Ecumenismo integrado na Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização

D. António Couto espera pastoral mais integrada e recuperação do «ritmo» da Igreja

Fátima, Santarém, 10 nov 2011 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização revelou hoje em Fátima que a área do ecumenismo e o projeto «Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal» passam a integrar essa comissão.

D. António Couto, um dos bispos auxiliares de Braga, mantém-se na presidência da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, antes denominada das Missões, e disse à Agência ECCLESIA que as novas áreas deverão ter dois secretariados.

A vertente ‘Ad Gentes’ [evangelização em países que não são de tradição cristã] “não irá ficar a perder nada e, porventura, será acentuada”, referiu.

Todavia, dada a “abrangência da nova comissão” que terá também o pelouro da Nova Evangelização, D. António Couto frisou que este setor acentuará a missão no espaço europeu, “onde as Igrejas da velha tradição cristã estão a perder um bocado do seu ritmo e do seu rumo”.

Em relação à área do ecumenismo e diálogo inter-religioso, o prelado salienta que “quem é missionário está habituado a lidar com pessoas de todas as frentes”, propondo-se privilegiar o “aspeto prático”.

Para além desta experiência adquirida e da promoção de “encontros”, a comissão terá de refletir também “em termos teóricos, com a documentação que vai surgindo”.

OC/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top