Centro Universitário Padre António Vieira «Espera» pelo Natal

Participantes na missa reforçam vivência do Advento com troca de mensagens para número de telemóvel que desconhecem

O Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, oferece pistas de oração diárias para o Advento durante as missas celebradas à Quarta-feira.

A iniciativa, denominada “Espera”, propõe “uma paragem na preparação desta grande festa que é o Natal”, explicou o padre Miguel Almeida ao programa da Igreja Católica na Antena 1, acrescentando que “hoje em dia ninguém sabe bem o que é o Advento”.

O sacerdote jesuíta nota que as eucaristias, celebradas às 19h15, congregam mais fiéis durante o Advento, quatro semanas até à véspera de Natal caracterizadas pela expectativa do nascimento de Cristo e pela sua última vinda: “As pessoas esperam o ‘Espera’” com o propósito de terem “algum alimento espiritual para ajudar a viver este tempo”.

Os participantes recebem frases extraídas geralmente das leituras bíblicas do Evangelho de cada dia, além de sugestões para a oração pessoal, para que possam “chegar ao Natal de coração cheio”.

Antes de cada missa, os fiéis deixam o seu número de telemóvel num papel, que depois é distribuído aleatoriamente às pessoas presentes na capela, juntamente com os excertos evangélicos e as sugestões para alimentar a espiritualidade.

Durante essa semana, cada pessoa fica responsável por ir lembrando a outra que reza por ela, ao mesmo tempo que lhe recorda os textos bíblicos e as pistas de oração.

“Vivemos mais como comunidade e as pessoas começam a apoiar-se e a sustentar-se umas às outras. Enviando uma mensagem pelo telemóvel podem tornar-se mais próximas entre si e mais próximas do Natal”, salienta o padre Miguel Almeida.

António Lourenço, animador do CUPAV, salienta que o formato do “Espera”, este ano na sua segunda edição, pretende ser “portátil” e “o mais prático possível para o dia-a-dia”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top