Centenário: Colóquio comemorativo dos 100 anos das aparições de Fátima

Conferências decorrem na Academia Portuguesa de História, em Lisboa, e no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Fátima, 23 mai 2017 (Ecclesia) – Com o tema «Fátima – História – Memória» vai realizar-se, 26 e 27 deste mês um colóquio comemorativo dos 100 anos das aparições a Cova da Iria.

No primeiro dia, o congresso decorre em Lisboa, Academia Portuguesa de História, e a conferência inaugural é proferida por Marco Daniel sobre «O tempo e o Espaço – Micro e macro-história do acontecimento ‘Fátima’», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

De seguida três oradores – D. Carlos Azevedo; Cristina Sobral e Maria José Azevedo Santos – abordam o tema «Fontes para o Estudo de Fátima».

«Fátima e a primeira República» e «O republicanismo e Fátima» são as reflexões realizadas na tarde do primeiro dia do colóquio.

O Santuário de Fátima, Centro Pastoral Paulo VI, acolhe os participantes no segundo dia onde são abordados os temas: «Fátima, O Estado Novo e o 25 de Abril»; «A questão religiosa ao tempo do Estado Novo» e «Fátima e o discurso religioso contemporâneo».

A conferência de encerramento deste colóquio promovido pelo Santuário de Fátima e Academia Portuguesa de História é proferida por D. Manuel Clemente que reflete sobre «Fátima no contexto do catolicismo contemporâneo».

O Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirmou à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que "o colóquio trará abordagens diversificadas e de diversos quadrantes, provavelmente até com conclusões divergentes que merecem um debate científico em ordem a uma problematização de um acontecimento histórico que é complexo. As formações e as investigações que os diferentes autores que intervirão têm levado a cabo fazem prever que este colóquio seja um fórum muito frutífero para a historiografia de Fátima".

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top