Católica do Porto assinala Ano Europeu do Combate à Pobreza

A Universidade Católica do Porto, através do projecto “Porto Cidade Solidária”, organiza, de 4 a 10 de Outubro, uma ‘Focus Week’ integrada no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Esta iniciativa surge no âmbito de actuação da Rede Europeia Anti-Pobreza, que promove ‘focus weeks’ em todos os países da União Europeia, com vista a concentrar, na mesma semana, várias acções de mobilização da sociedade civil.

A instituição participa, a 6 de Outubro, na acção “24 horas pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, um evento de activismo e sensibilização para a problemática da pobreza, organizado por várias instituições da cidade, e que decorre na Avenida dos Aliados.

De 1a 15 de Outubro, o pólo da Foz recebe a exposição “Os Rostos da Cidade”, mostra de pintura em tela, de Isabel Maria Tomás.

Já o pólo da Asprela acolhe, de 4 a 8 de Outubro, a exposição “Planeta Terra”, realizada por alunos do terceiro ciclo de ensino de vários municípios do Grande Porto.

A 7 de Outubro decorrem, no pólo da Foz, o seminário “Cidades e territórios – Pessoas, Histórias e Lugares”, o debate “Uma hora para mobilizar as futuras gerações” e o colóquio “Velhas e novas formas de pobreza”, moderado por Sónia Araújo, embaixadora do Ano Contra a Pobreza e Exclusão Social.

O dia termina com a palestra “O papel social das empresas”, moderada por Alberto Castro, e que conta com a presença, entre outros convidados, de Paulo Azevedo, CEO da Sonae SGPS.

O dia 8 de Outubro será dedicado ao colóquio “Crianças e Jovens em Risco – Sujeitos de Vida e de Esperança”, que decorre igualmente no campus da Foz.

Ao longo de todo o dia, serão abordadas, por diferentes intervenientes, temáticas como “Boas práticas na intervenção com jovens” ou “Razões para repensar o sistema de promoção e protecção”.

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, tem a seu cargo a sessão de encerramento.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top