O anúncio foi feito esta quinta-feira no Encontro Nacional de Catequese

Viana do Castelo, 11 abr 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Moiteiro, pretende que curso fundamental dos catequistas esteja a funcionar em todo o país durante o mês de outubro

A novidade foi apresentada esta quinta-feira no decurso do Encontro Nacional de Catequese (ENC) que decorre em Viana do Castelo e reúne cerca de 70 responsáveis diocesanos de catequese.

“A nova «formação inicial – Ser Catequista», que substituiu o curso de iniciação catequético com mais de 25 anos vai chegar às dioceses em outubro próximo”, revelou.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) afirmou que “esta formação resulta do trabalho de uma equipa de especialistas que durante mais de um ano trabalharam o documento de acordo com a Carta Pastoral «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo»”.

A versão do documento, já aprovada “pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está em fase de análise pela CEECDF para poder ser disponibilizada, ainda em versão experimental”.

A CEECDF espera que durante um ano “os catequistas de todo o país participem no melhoramento da proposta formativa com comentários e propostas que serão posteriormente analisadas”.

A apresentação do documento preliminar esteve a cargo de Maria Luísa Paiva Boléo, do setor da Catequese de Lisboa, que explicou aos responsáveis a “metodologia aplicada à formação”.

“Dividimos a formação em quatro módulos num total de oitenta horas formativas. Tivemos a preocupação de redigir os temas como verdadeira catequese de adultos”.

O novo itinerário de formação para catequistas “segue o mesmo formato presente nos guias de catequese da infância” e pretende “levar os formandos a refletir sobre a sua vida e a confrontarem-se com a Palavra de Deus, interiorizando-a e vivendo-a”.

LFS

Partilhar:
Share