Catedrais: Exemplo espanhol em destaque

Especialistas falam da importância de planos diretores e da programação cultural

Faro, 08 abr 2011 (Ecclesia) – O exemplo espanhol na valorização das catedrais esteve hoje em destaque no congresso internacional dedicado a estes edifícios, que decorre em Faro, com referência à criação de planos diretores para as sés.

No segundo dia do congresso Rota das Catedrais, os intervenientes no painel intitulado «Património e Valorização Cultural», D. Manuel Iñiguez Ruíz de Clavijo e María García Hernández,reconheceram esta manhã que estes instrumentos “foram muito positivos” porque permitiram recuperar muitas catedrais espanholas.

“A sua elaboração gera atualmente um conhecimento dos problemas e carências das catedrais”, testemunhou María García Hernández, da Universidade Complutense de Madrid.

Manuel de Clavijo, bispo da comissão episcopal responsável pelo património cultural, em Espanha, reconheceu que este tipo de plano “permitiu salvar algumas catedrais da ruína”.

O prelado evidenciou ainda a necessidade de se promover uma programação cultural para as catedrais, defendendo mesmo a criação de uma Comissão de Cultura.

“Temos de pensar as nossas catedrais como lugar de cultura”, exortou, aludindo à necessidade de “inculturar a fé” e advertindo que “uma fé que não inculturada, desaparece”.

Lembrando que a catedral é uma “casa aberta, acolhedora a crentes e não crentes, que testemunha a vida da cidade”, Manuel de Clavijo propôs a implementação de um «Pátio dos Gentios» (nome da nova estrutura criada pelo Vaticano para diálogo com os não crentes), salientando que as catedrais são um “tesouro vivo”, “destinado ao culto divino e também ao progresso cultural do homem que a Igreja quer salvar”.

María García Hernández, por seu lado, testemunhou a grande procura turística das catedrais espanholas sublinhando que estas têm um grande conjunto de serviços associados.

O congresso reúne, até sábado, cerca de 80 participantes, com a presença de especialistas portugueses e internacionais, bem como representantes de instituições ligadas à investigação, ao turismo, municípios e Igreja Católica.

SM/FD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top