Cáritas reforça ajuda no Sri Lanka com mais 600 mil euros

Nos últimos 5 anos e meio, a organização católica prestou apoio às populações afectadas pelo tsunami no sudeste asiático

A Cáritas Portuguesa vai disponibilizar mais 600 mil euros de ajuda para o Sri Lanka. Esta verba vai juntar-se ao dinheiro que já tinha sido enviado para aquele país no âmbito da campanha de solidariedade para ajudar as vítimas do tsunami de 2004.

Uma equipa da Cáritas está no Sri Lanka para avaliar os programas que têm sido implementados no terreno com o dinheiro doado pelos portugueses na altura, e avaliar projectos futuros.

Projectos que, para além do tsunami, vão a partir de agora estar dirigidos também a outros problemas que afectam a população.

Há nesta altura cerca de 60 mil deslocados a viver em campos de acolhimento no Sri Lanka, apesar desse número ter diminuído nos últimos anos.

Após o tsunami, os conflitos com as guerrilhas tamil, que só chegaram ao fim no ano passado, obrigaram outra vez milhares de pessoas a mudar de sítio.

É para ajudar estas populações que a Cáritas Portuguesa vai agora disponibilizar mais 600 mil euros para este país, explica Eugénio da Fonseca, presidente desta instituição.

“Vamos canalizar a verba que iremos disponibilizar para encerrar este programa para as populações que, além de terem sido vítimas do tsunami, viram agravadas as suas situações por causa da guerra, porque algumas das construções que até foram reerguidas nos pós-tsunami foram danificadas na sequência dos conflitos. Vamos privilegiar esses casos, conscientes de que estamos a fazer face a duas graves situações que este povo tem passado, sobretudo na região norte”, índica.

Os projectos em específico ainda estão a ser negociados durante a visita da Cáritas Portuguesa que está em curso ao país, mas deverão principalmente passar pela construção de habitações.

A verba corresponde a um terço do dinheiro que ainda resta da campanha solidária de ajuda ao povo do sudeste asiático lançada logo após o tsunami. As restantes partes poderão ser repartidas de forma igual pela Indonésia e a India.

A equipa da Cáritas Portuguesa já esteve reunida em Colombo, capital do Sri Lanka, com os responsáveis da Cáritas local. Foram apresentadas as iniciativas que foram desenvolvidas com os mais de 730 mil euros que já tinham sido canalizados no passado para ajuda às populações.

O director nacional da Cáritas Sri Lanka, frei George Sigamoney, destaca um caso em concreto: “O dinheiro que veio de Portugal foi usado principalmente para ajudar as pessoas da região de Batticaloa, especialmente comunidades com tradições portuguesas. Estas comunidades foram afectadas de uma forma muito forte pelo tsunami. E este dinheiro foi usado principalmente para reconstruir as suas habitações, já que foram muitas as pessoas que perderam a sua casa naquela região”.

João Duarte (RR)

Vídeo disponível em http://www.rr.pt/multimedia_video.aspx?fid=169&fileID=191188

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top