Cáritas: «Cria(c)tividade» é projeto de inserção para desempregados de longa duração

Iniciativa visa potenciar empreendedorismo social

Lisboa, 04 set 2014 (Ecclesia) – A Cáritas está a desenvolver o projeto Cria(c)tividade, no âmbito do programa ‘O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social’, que é “suporte ao empreendedorismo social e alavanca” para cidadãos portugueses “criem a sua autonomia financeira”.

“O projeto Cria(c)tividade surge enquanto suporte ao empreendedorismo social e servindo de alavanca para que os cidadãos portugueses em situação de pobreza, criem a sua própria autonomia financeira e construam os pilares de um futuro laboral sustentável neste momento de crise”, explica Mafalda Ferreira Santos, técnica da Cáritas afeta ao projeto, em texto que vai ser publicado hoje no Semanário ECCLESIA.

O público-alvo identificado pela organização católica são pessoas com baixas qualificações; jovens licenciados; antigos quadros de empresa ou ex-empresários; microempresas em dificuldades e projetos com cariz social que podem ter mais informações através de um endereço de email – criactividade@caritas.pt – criado para este projeto.

Com este programa, a instituição católica tem dois grandes objetivos, primeiro a “implementação e apoio” de ações inovadoras de promoção de atividades que automatizem “financeiramente pessoas em situação de desemprego”, para combater a pobreza e as desigualdades sociais.

O segundo objetivo da Cáritas é “criar e/ou replicar o seu “franchising social” ou promover e desenvolvê-lo em Portugal “assistindo outras instituições a lançarem o seu próprio sistema de franchising social”.

Nesse sentido, a instituição desenvolveu um Gabinete de Criação e Acompanhamento de Projetos para promover a difusão do Franchising Social e “o apoio a pessoas com interesse e capacidade para a criação de microempresas” ou atividade por conta própria, desenvolve Mafalda Ferreira Santos.

A Cáritas informa também que o projeto CRIA(C)TIVIDADE, surge no âmbito do projeto “O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social” e é com o apoio técnico-científico da IPI Consulting Network, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica/Fundo Social Europeu.

Mafalda Ferreira Santos contextualiza que a Cáritas Portuguesa foi a instituição da Economia Social que, na década de 80, “geriu um fundo destinado ao empreendedorismo e a indivíduos em situações sociais adversas, os retornados” e que com a “crise global de 2007-2008”, a crise “da dívida pública da Zona Euro” que começou em 2009 o “empreendedorismo surge como uma possível solução a indivíduos em situações sociais adversas”.

CB/OC

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