Cáritas/Coimbra: Projetos tradicionais com nova roupagem fomentam emprego

Coimbra, 19 nov 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra promove os projetos ‘Coimbra Dá SABOR à Tradição’ e ‘Coimbra Dá COR à Tradição’ como elementos de “formação e fomento da empregabilidade” dos seus utentes.

“Temos tentado investir em projetos que tragam soluções diferentes, criativas e inovadoras principalmente em termos de empregabilidade. Os dois projetos trabalham essencialmente a partir do mesmo pressuposto que é pegar em artes e ofícios tradicionais e fazer produtos modernos, apelativos”, revela Carina Dantas, diretora de Departamento de Inovação na Cáritas Diocesana de Coimbra.

Os projetos estão integrados na “oficina de culinária, com biscoitos, chás e compotas, a costura e reconversão de materiais e o artesanato, com carteiras, bolsas, chinelos e acessórios” e a Cáritas Diocesana promove “espaços de exposição, workshops e formação”, explicam numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nos produtos trabalhados nas oficinas pelos utentes da Cáritas usam alguns princípios como “a reciclagem de materiais, a produção caseira” que a instituição considera que podem ser “uma solução quer ao nível da sustentabilidade destas respostas, quer também para criar juntos dos utentes hábitos de trabalho, competências novas e reforço das que já têm e que permita arranjar emprego ou criar o próprio emprego”, acrescentou Carina Dantas ao programa ‘8.º Dia’, da TVI, este domingo.

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente no Conselho Geral da Cáritas e na Cerimónia de envio da Luz da Paz, este sábado e domingo em Fátima, com “vários dos produtos elaborados nas oficinas do Centro Comunitário São José, do Centro Comunitário de Inserção e da Comunidade Terapêutica Encontro”, revelam na nota.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top