Cardeal pede participação feminina mais activa na Igreja africana

A presença feminina nos lugares de decisão das dioceses africanas não é suficiente, declarou o Cardeal Francis Arinze durante a assembleia de ontem do Sínodo para a África. Onde a colaboração das mulheres é apreciada de modo adequado, registam-se resultados “muito positivos”, acrescentou.  

Durante a sua intervenção, D. Arinze referiu-se também ao papel da Igreja na construção da paz, bem como ao destino a dar às ofertas dos fiéis durante as missas.

“Este Sínodo – afirmou o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos – pode ajudar a Igreja de cada país a oferecer um maior testemunho à reconciliação, à justiça e à paz. A vida de uma comunidade eclesial que encarna a Palavra torna-se luz para a sociedade em geral, para que sejam evitados os caminhos de morte.”

O cardeal nigeriano recordou igualmente que “os párocos devem lembrar-se de que os dons dos fiéis durante o ofertório não são somente a favor do clero, mas para os pobres e para a Igreja em geral, incluindo os consagrados e os catequistas”.

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top