Capelanias Hospitalares: Coordenação Nacional promove seminário sobre «saúde mental e pastoral»

Sintra, Lisboa, 01 dez 2014 (Ecclesia) – A Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares promove, a partir de hoje, um seminário de formação permanente sobre ‘Saúde Mental e Pastoral’, para os diversos agentes desta área, no Hotel São Nuno (Carmelitas Descalços), em Fátima.

“A saúde mental é uma área muito peculiar que exige uma intervenção muito especializada. Lidar com doentes mentais também na área da assistência espiritual e religiosa requer conhecimento e preparação adequada”, explica a Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares sobre o seminário ‘Mentes brilhantes para olhares sem estigma’.

O comunicado enviado à Agência ECCLESIA considera que esta ação de formação permanente sobre ‘Saúde Mental e Pastoral’ é uma “oportunidade por excelência” para preparar quantos se têm de movimentar e atuar neste contexto.

A Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares destaca que a “solicitude pastoral” em determinados momentos pode “ser prejudicial” e exemplificam que não se prestam os mesmos cuidados a uma pessoa com depressão e a um doente com esquizofrenia.

Nesse sentido, o seminário ‘Mentes brilhantes para olhares sem estigma’, sobre saúde mental, é dedicado aos diversos agentes que atuam nesta área, como assistentes espirituais e religiosos; hospitalares médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde; voluntários na área da saúde e seminaristas maiores.

“Como lidar, então, com uma perturbação de personalidade? Como atuar quando alguém sugere o suicídio?”, são questões que o encontro pretende ajudar a responder com a colaboração de Margarida Cordo; Mário Ávila; Aires Gameiro; Vítor Cotovio; Fátima Gonçalves, no Hotel São Nuno (Carmelitas Descalços), hoje e amanhã, em Fátima.

A Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares informa ainda que participação neste encontro está “também aberta a outras pessoas que estejam interessadas no tema” e a inscrição pode ser feita em www.mentesbrilhantes.admeus.net, através do envio do boletim para o Hospital de Santa Maria, Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa, ou, ainda, para o email – coordenacaonacionaldecapelaes@gmail.com – da Coordenação Nacional.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top