Cânticos ao Divino na Sé de Évora

Abriu ao público no dia 9 de Junho, na Sé de Évora, a exposição “Cânticos ao Divino”, assim designada, porque o valioso acervo documental ordem musical foi produzido na famosa Escola de Évora, com a finalidade de responder ao fim primário do cabido ou seja, louvar diariamente o Senhor através da liturgia.

Do muito que existe em arquivo poderá ver uma amostra de antifonários em pergaminho com lindíssimas iluminuras, missais e outros livros, além de exemplares de música polifónica produzida por alguns dos grandes mestres da escola que têm levado o nome de Évora aos quatro cantos do mundo.

Ficará patente ao público até 31 de Outubro na Galeria dos Arcebispos. É o primeiro projecto executado no âmbito do programa “Acrópole XXI”, constituído por vários parceiros liderados pela CME. É apoiado pelo QREN, localmente orientado pelo INALENTEJO.

Pretende este programa animar o coração cultural da cidade, recuperar e permitir a fruição do valioso património histórico-artistico aí existente, onde pontificam nomeadamente a Sé e o seu novo Museu de Arte Sacra, o Museu de Évora recentemente remodelado, a Biblioteca Pública, o Templo Diana e o valioso Património da Fundação Eugénio de Almeida, constituído pelo Palácio da Inquisição e edifícios adjacentes, além do Palácio dos Condes de Basto e todo o seu conjunto edificado, onde está instalada a sede da mesma Fundação.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top